Questões comentadas de Concursos para Professor - Ensino Fundamental

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Considerando as concepções e experiências pedagógicas que fazem uso de tecnologias na educação e tomando como base a tendência pedagógica progressista, a aplicação do uso de tecnologias de informação na educação deve basear-se

  • A na cultura digital institucional.
  • B no industrialismo didático tecnológico.
  • C no contexto em que ocorre a aprendizagem.
  • D na competência técnica do professor e do aluno.

A avaliação necessita estar atrelada à prática metodológica do professor. Avaliação e metodologia são indissociáveis e necessitam estar coerentes. Segundo Bloom (apud SANT’ANNA, 1995), o professor pode realizar avaliação de distintas formas e/ou modalidades. Dito isso, analise as afirmativas a seguir. 

I. Situa o professor e o aluno no início de um processo de ensino e aprendizagem, e seus resultados possibilitam definir o caminho e os pré-requisitos que ainda precisam ser construídos.

II. Situa o professor e o aluno durante um processo de ensino e aprendizagem, além de informar os resultados parciais da aprendizagem ainda no decorrer do desenvolvimento das atividades.

III. Situa o professor e o aluno no final de um processo de ensino e aprendizagem, toma como base os objetivos propostos bem como expõe os resultados alcançados pelo aluno ou as competências necessárias à determinada aprendizagem.

As afirmativas referem-se, respectivamente, à avaliação

  • A formativa, diagnóstica e somativa.
  • B diagnóstica, formativa e somativa.
  • C diagnóstica, somativa e formativa.
  • D somativa, formativa e diagnóstica.

A prática escolar consiste na concretização das condições que asseguram a realização do trabalho docente. Considerando os condicionantes sociopolíticos da escola, as tendências pedagógicas são analisadas e se apresentam como instrumento de análise para o professor avaliar sua prática de sala de aula. Com base na afirmação, considere o excerto a seguir.


[...] o conhecimento resulta da ação a partir dos interesses e necessidades, os conteúdos de ensino são estabelecidos em função de experiências que o sujeito vivência frente a desafios cognitivos e situações problemáticas. Dá-se, portanto, muito mais valor aos processos mentais e habilidades cognitivas do que a conteúdos organizados racionalmente. Trata-se de "aprender a aprender", ou seja, é mais importante o processo de aquisição do saber do que o saber propriamente dito (LIBÂNEO, 1994). 

Com base nas tendências pedagógicas aludidas na história da educação brasileira, o excerto refere-se à

  • A concepção de conteúdos de ensino na visão da Tendência liberal renovada progressivista.
  • B definição dos pressupostos de aprendizagem Tendência liberal renovada não-diretiva.
  • C explicação sobre os métodos de ensino na Tendência progressista libertadora.
  • D delimitação dos passos da aprendizagem na Tendência progressista crítico-social dos conteúdos.

De acordo com a legislação educacional, tendo como base a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei nº 9.394/1996, o ensino público do país deve ter como um dos princípios norteadores

  • A a gestão democrática do ensino, que torna os ensinos público e privado democráticos e garante a qualidade em todos os níveis de ensino, possibilitando a formação de pessoas críticas e participativas na escola. Entre esses princípios, estão a participação dos gestores na elaboração do projeto pedagógico da escola; e a participação das comunidades escolares e locais em conselhos de classe ou equivalentes.
  • B a gestão democrática do ensino, que torna o ensino público democrático e garante a qualidade em todos os níveis de ensino, possibilitando a formação de pessoas críticas e participativas na sociedade. Entre esses princípios, estão a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; e a participação das comunidades escolares e locais em conselhos escolares ou equivalentes.
  • C a gestão pedagógica do ensino, que torna o ensino público democrático e garante a equidade em todos os níveis de ensino, possibilitando a formação de docentes em pessoas críticas e participativas na sociedade. Entre esses princípios, estão a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto administrativo-financeiro da escola; e a participação das comunidades religiosas locais em conselhos escolares ou equivalentes.
  • D a gestão pedagógica do ensino, tornando os ensinos público e privado democráticos e garante a qualidade no ensino médio, possibilitando a formação de pessoas críticas e participativas no ambiente educativo. Entre esses princípios, estão a participação dos docentes na elaboração do projeto administrativo-financeiro da escola; e a participação das comunidades escolares e locais em conselhos de classe ou equivalentes.

A formação continuada de educadores deve fazer parte da realidade educacional e do cotidiano do trabalho pedagógico nas instituições de ensino. Esse processo formativo possibilita a

  • A a formação permanente e o desenvolvimento profissional docente, a partir de um processo de formação continuada, objetivando favorecer a seleção da equipe gestora das escolas para a construção e ressignificação de conhecimentos específicos administrativos necessários ao desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, próprios do fazer docente.
  • B a formação continuada e o desenvolvimento profissional discente, a partir de um processo permanente de formação continuada pessoal, pautada na administração escolar, objetivando favorecer a formação de líderes no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, a partir da ressignificação dos conhecimentos pedagógicos necessários, próprios do fazer docente.
  • C a formação continuada e o desenvolvimento profissional docente, a partir de um processo permanente de formação continuada, objetivando favorecer a mediação e a articulação das propostas curriculares no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem bem como a construção e ressignificação de conhecimentos específicos e pedagógicos, próprios do fazer docente.
  • D a formação continuada e o desenvolvimento profissional discente, a partir de um processo permanente de formação continuada, pautada na psicologia escolar, conforme determinada pelos órgãos superiores de gestão educacional, para construir e ressignificar os conhecimentos específicos e psicológicos necessários, próprios do fazer docente.