A prática escolar consiste na concretização das condições que asseguram a realização do trabalho docente. Considerando os condicionantes sociopolíticos da escola, as tendências pedagógicas são analisadas e se apresentam como instrumento de análise para o professor avaliar sua prática de sala de aula. Com base na afirmação, considere o excerto a seguir.
[...] o conhecimento resulta da ação a partir dos interesses e necessidades, os conteúdos de ensino são estabelecidos em função de experiências que o sujeito vivência frente a desafios cognitivos e situações problemáticas. Dá-se, portanto, muito mais valor aos processos mentais e habilidades cognitivas do que a conteúdos organizados racionalmente. Trata-se de "aprender a aprender", ou seja, é mais importante o processo de aquisição do saber do que o saber propriamente dito (LIBÂNEO, 1994).
Com base nas tendências pedagógicas aludidas na história da educação brasileira, o excerto refere-se à
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A concepção de conteúdos de ensino na visão da Tendência liberal renovada progressivista.
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B definição dos pressupostos de aprendizagem Tendência liberal renovada não-diretiva.
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C explicação sobre os métodos de ensino na Tendência progressista libertadora.
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D delimitação dos passos da aprendizagem na Tendência progressista crítico-social dos conteúdos.