Questões comentadas de Concursos para Professor de Ensino Fundamental e Médio (Educação Profissional) - Eixo 3 - Desenvolvimento Educacional e Social

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O motor, o afetivo, o cognitivo, embora cada um desses aspectos tenha identidade estrutural e funcional diferenciada, estão tão integrados que cada um é parte constitutiva dos outros. Qualquer atividade motora tem ressonâncias afetivas e cognitivas; toda disposição afetiva tem ressonâncias motoras e cognitivas; toda operação mental tem ressonâncias afetivas e motoras. E todas essas ressonâncias têm um impacto no quarto conjunto: a pessoa.
Adaptado de MAHONEY, A. “Introdução”. ln: WALLON, Henri. Psicologia e educação. São Paulo: Loyola, 2000.

O trecho acima descreve os pressupostos fundamentais da ideia de educação
  • A continuada.
  • B integral.
  • C colaborativa.
  • D inclusiva.
  • E híbrida.

O conhecimento disciplinar está baseado na especialização e delimitação de um campo para a abordagem de realidades específicas. As tendências contemporâneas em educação visam a superar a disciplinarização estrita dos saberes, recorrendo a perspectivas mais abertas.
Com relação a este assunto, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) A pluridisciplinaridade entende que realidades complexas exigem uma abordagem para além das fronteiras disciplinares.
( ) A transdisciplinaridade aborda um mesmo objeto de estudo simultaneamente a partir de várias disciplinas diferentes.
( ) A interdisciplinaridade é caracterizada pela transferência de métodos e ideias entre disciplinas distintas.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A F – V – F.
  • B F – V – V.
  • C V – F – F.
  • D V – V – F.
  • E F – F – V.

O Currículo Paulista estabelece, como parte de seus fundamentos pedagógicos, um determinado modo de entender a juventude, que é ali tomada como

  • A momento de transição no qual um sujeito indeterminado está ainda por desenvolver uma identidade pessoal.
  • B fenômeno múltiplo que comporta diversas experiências possíveis conforme a variedade social e cultural.
  • C estágio de rebeldia, relativamente ao qual cabe à escola desenvolver o senso de obediência à autoridade.
  • D conceito obsoleto, na medida em que atualmente há uma horizontalização dos saberes entre jovens e adultos.
  • E fase do desenvolvimento biológico em que os indivíduos experimentam uma série de mudanças previsíveis.

Quando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) menciona a “mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho”, está definindo o conceito de

  • A currículo.
  • B objetivo de aprendizagem.
  • C competência.
  • D campo de experiência.
  • E protagonismo.

O Currículo Paulista contextualiza os conteúdos curriculares com o cotidiano dos alunos. Essa estratégia tem base em Jean Piaget, para quem o desenvolvimento cognitivo depende da constante reestruturação do modo pelo qual os sujeitos compreendem a realidade, isto é, em termos conceituais, depende do processo de

  • A acomodação.
  • B introjeção.
  • C integração.
  • D redução.
  • E associação.