Questões comentadas de Concursos para Professor - Ensino Infantil

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A avaliação necessita estar atrelada à prática metodológica do professor. Avaliação e metodologia são indissociáveis e necessitam estar coerentes. Segundo Bloom (apud SANT’ANNA, 1995), o professor pode realizar avaliação de distintas formas e/ou modalidades. Dito isso, analise as afirmativas a seguir. 

I. Situa o professor e o aluno no início de um processo de ensino e aprendizagem, e seus resultados possibilitam definir o caminho e os pré-requisitos que ainda precisam ser construídos.

II. Situa o professor e o aluno durante um processo de ensino e aprendizagem, além de informar os resultados parciais da aprendizagem ainda no decorrer do desenvolvimento das atividades.

III. Situa o professor e o aluno no final de um processo de ensino e aprendizagem, toma como base os objetivos propostos bem como expõe os resultados alcançados pelo aluno ou as competências necessárias à determinada aprendizagem.

As afirmativas referem-se, respectivamente, à avaliação

  • A formativa, diagnóstica e somativa.
  • B diagnóstica, formativa e somativa.
  • C diagnóstica, somativa e formativa.
  • D somativa, formativa e diagnóstica.

A Educação é direito universal e alicerce indispensável para a capacidade de exercer em plenitude o direito à cidadania. Nessa perspectiva, faz-se necessário considerar as dimensões do educar e do cuidar, em sua indissociabilidade, para a função social da Educação Básica, compreendendo que essas dimensões

  • A ocorrem de forma indissociável, excluindo-se a Educação Infantil e estendendo-se ao Ensino Fundamental, Médio e posteriores.
  • B ocorrem de formas separadas, iniciando na Educação Infantil, estendendo-se ao Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais).
  • C ocorrem de forma indissociável, iniciando na Educação Infantil, estendendo-se ao Ensino Fundamental, Médio e posteriores.
  • D ocorrem de formas separadas, iniciando com o cuidar na Educação Infantil e o educar a partir do Ensino Fundamental, estendendo-se até o Ensino Médio.

Considerando as concepções e experiências pedagógicas que fazem uso de tecnologias na educação e tomando como base a tendência pedagógica progressista, a aplicação do uso de tecnologias de informação na educação deve basear-se

  • A na cultura digital institucional.
  • B no industrialismo didático tecnológico.
  • C no contexto em que ocorre a aprendizagem.
  • D na competência técnica do professor e do aluno.

No transcurso da história da educação, vários modelos didáticos e teorias de ensino e aprendizagem foram criados para contribuir, de forma mais eficaz, no processo educacional. As afirmativas, a seguir, explicitam, sequencialmente, etapas de uma metodologia de ensino e/ou modelo didático.

I. Inicialmente, trata-se da escolha do contexto real da vida dos estudantes para a identificação do problema e a preparação e sistematização, pelo professor, dos materiais necessários à investigação.

II. Em seguida, os estudantes recebem do professor o contexto problemático e, depois, iniciam o processo de elaboração das questões-problema acerca do contexto de que eles têm conhecimento prévio e que aprofundarão. Na sequência, passa-se à discussão dessas questões em grupo (acompanhados pelo professor/pelo professor tutor) para, a partir daí, iniciar o planejamento da investigação para a resolução dos problemas.

III. No percurso, tem-se o processo de desenvolvimento da investigação por meio dos diversos recursos disponibilizados pelo professor/professor tutor. Nesta etapa, os estudantes, apropriam-se das informações por meio de leitura e análise crítica, pesquisam na internet, em livros, revistas, entre outros materiais, discutem em grupo o material coletado e levantam as hipóteses de solução.

IV. Por fim, tem-se a elaboração da síntese das discussões e reflexões, sistematização das soluções encontradas para os problemas, preparação e apresentação para a turma e para o professor/professor tutor, além de promovem a autoavaliação do processo de aprendizagem que realizaram.
Souza & Dourado (2015)

A descrição das etapas se refere à metodologia de ensino e/ou ao modelo didático denominado de

  • A Metodologia Ativa.
  • B Aprendizagem Baseada em Projetos.
  • C Aprendizagem Baseada em Problemas.
  • D Metodologia de Centros de Interesses.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo, que se aplica, exclusivamente, à educação escolar, em consonância ao §1º do Artigo 1º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9394/96), e está orientado pelos princípios éticos, políticos e estéticos, fundamentados nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (2013). Estão relacionados aos princípios éticos:

  • A a sensibilidade, os direitos à cidadania, o exercício da criticidade e o respeito à ordem democrática e a criatividade.
  • B a sensibilidade, a criatividade, as identidades, a ludicidade e a diversidade de manifestações artísticas e culturais.
  • C a sensibilidade, a autonomia, a solidariedade e o respeito à ordem democrática, às identidades e às singularidades.
  • D a autonomia, a responsabilidade, a solidariedade e o respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.