Questões comentadas de Concursos para Professor EBTT - Química

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De acordo com a Lei n. 11.892/2008 (Lei que Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências.), a administração dos Institutos Federais possui os seguintes órgãos superiores:

  • A O Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior.
  • B O Grupo de Dirigentes e o Conselho Fiscal.
  • C O Conselho Superior e o Conselho Fiscal.
  • D O Grupo de Pró-Reitores e o Conselho Administrativo.

Uma das preocupações do mundo moderno, ligada a questões ambientais, relaciona-se com as chuvas ácidas. Estudos ecotoxicológicos indicaram que elas têm impacto negativo nas florestas, nos solos e nos rios; também demonstraram efeitos negativos sobre a saúde humana. Essas precipitações, a médio prazo, têm contribuído para danificar monumentos, edifícios e outras estruturas expostas ao ambiente externo. No caso da agricultura, há efeitos prejudiciais à folha, ao caule, às raízes e ao solo; além disso, podem causar a falta de alguns nutrientes no solo, prejudicando o desenvolvimento da planta.

Com relação aos conceitos de acidez e de chuva ácida, é correto afirmar que:

  • A o termo “chuva ácida” não é adequado para descrever o fenômeno, pois a presença do ácido carbônico (H2 CO3 ), formado da reação do CO2 com a água presentes na atmosfera, pode acidificar qualquer precipitação.
  • B uma solução só é ácida quando o valor do pH fica menor que sete (7,0); portanto, uma solução com valor de pH cinco (5,0) possui concentração hidrogiônica duas vezes maior que uma solução neutra.
  • C como a escala de pH vai de zero (0,0) a quatorze (14,0), não existem valores de pH negativos ou maiores que quatorze (14,0).
  • D o valor da constante de equilíbrio da água (Kw) depende da temperatura; portanto, em dias mais quentes ou mais frios (diferente de 25oC), o valor de pH neutro pode ser diferente de sete (7,0). Então, para ser mais correto, em dias quentes, o valor de pH da água pura neutra deve ser um pouco acima de sete (7,0).

A carreira de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico é disciplinada pela Lei n. 12.772/2012. No que tange a sua estrutura, acesso, promoção e progressão funcional, é correto dizer:

  • A A progressão na Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ocorrerá com base nos critérios gerais estabelecidos nesta Lei e observará, exclusivamente, o cumprimento do interstício de 18 (dezoito) meses de efetivo exercício em cada nível.
  • B Os docentes aprovados no estágio probatório do respectivo cargo e que atenderem ao requisito de titulação farão jus ao cargo de professor Titular independente de aprovação em processo de avaliação de desempenho.
  • C O processo de avaliação para acesso à Classe Titular será realizado por comissão especial designada pelo Reitor, autoridade máxima da Instituição.
  • D A progressão é a passagem do servidor para o nível de vencimento imediatamente superior dentro de uma mesma classe, e promoção, a passagem do servidor de uma classe para outra subsequente, na forma desta Lei.

De acordo com a Lei n. 8.429/1992, constitui um dos Atos de Improbidade Administrativa que causa prejuízo ao erário:

  • A Permitir ou facilitar a aquisição, permuta ou locação de bem ou serviço por preço médio praticado no mercado.
  • B Ordenar ou permitir a realização de despesas não autorizadas em lei ou regulamento.
  • C Celebrar contrato ou outro instrumento que tenha por objeto a prestação de serviços públicos ou privados por meio da gestão associada, observando as formalidades previstas em ofício.
  • D Conceder benefício administrativo ou fiscal com a observância das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à espécie, independente de dotação orçamentária.

A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. A educação escolar se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias. A preparação geral para o trabalho e a habilitação profissional poderão ser desenvolvidas nos próprios estabelecimentos de ensino médio ou em cooperação com instituições especializadas em educação profissional.
Fonte: Adaptação da LBD - Lei n. 9.394/1996

Com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei n. 9.394/1996, a educação profissional e tecnológica abrange:

  • A a formação continuada somente após a conclusão do ensino médio regular.
  • B a educação profissional também de nível fundamental nas entidades privadas.
  • C a educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação.
  • D a educação infantil através de atividades lúdicas em toda rede federal.