Questões comentadas de Concursos para Professor - Educação Básica (Pedagogo)

Limpar Busca

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto, considerando a necessidade (ou não) de uso do acento grave (crase):
_________ humanas são muitas, talvez inumeráveis, mas cada ser humano parece guardar dentro de si uma espécie de reserva emocional _____ recorre sempre que ____ lhe exige força e capacidade de superação. Viver é perigoso e exige que se esteja atento_______, _______ reações diante dos embates da vida.

  • A As fragilidades – a que – a vida – as emoções – às próprias.
  • B Às fragilidades – a que – a vida – as emoções – as próprias.
  • C As fragilidades – a que – a vida – às emoções – às próprias.
  • D Às fragilidades – à que recorre – a vida – às emoções – às próprias.

A partir da leitura do texto, é possível inferir que

  • A Apenas a I está correta.
  • B Apenas I e III estão corretas.
  • C Apenas III e IV estão corretas.
  • D Apenas a IV está correta.

O registro linguístico usado no texto A nova inteligência dos cães

  • A utiliza uma linguagem formal e rebuscada própria dos textos acadêmicos e jornalísticos.
  • B faz uso de uma linguagem coloquial com expressões próprias da escrita informal.
  • C usa um nível regional, linguagem própria de textos informativos científicos.
  • D usa linguagem formal, porém acessível ao público em geral.

Garante-se a coesão e a coerência textuais preenchendo-se as lacunas do texto, correta e respectivamente, com: As manifestações antirracistas realizadas em todo mundo este ano apontam _____, se queremos construir uma sociedade equânime, é necessário compreender qual o papel _____ estrutura socioeconômica desempenha na reprodução do racismo ______ desenhar estratégias eficazes para o seu enfrentamento. A educação, ______ elemento nevrálgico para qualquer mudança, é essencial nesse debate, _______, sem uma educação efetivamente antirracista, não é possível pensar em uma sociedade igualitária.(Trecho retirado de O papel central da escola no enfrentamento do racismo. Crédito: Nathalie Bohm/Instituto Unibanco.)

Disponível em: https://www.geledes.org.br/o-papel-central-da-escola-noenfrentamento-do-racismo/. Acesso em: 02 out. 2023.

  • A que – que cada – a fim de – enquanto – de modo que.
  • B o seguinte – que cada – para que – porquanto – desde que.
  • C as quais – que – a fim de que – sendo – de modo que.
  • D que – de cada – ao – sendo – por isso.

Considerando o contexto de uso, pode-se atribuir às palavras “equânime” e “nevrálgico” – presentes no texto da questão anterior – sem prejuízo de sentido, os seguintes sinônimos respectivamente.

  • A equilibrada e imprescindível.
  • B basilar e dispensável.
  • C justa e periférico.
  • D globalizada e estruturante.