Questões comentadas de Concursos para Professor - Educação Especial

Limpar Busca

"Compassivo" é um adjetivo que descreve alguém que sente compaixão ou empatia pelos outros, especialmente aqueles que estão sofrendo ou passando por dificuldades. Uma pessoa compassiva é sensível aos sentimentos e necessidades dos outros e está disposta a oferecer ajuda, apoio ou conforto. Essa qualidade envolve uma capacidade genuína de entender e se solidarizar com o sofrimento alheio. 



Assinale a alternativa que apresenta um sinônimo de “COMPASSIVO”.

  • A "Um senhor piedoso despiu o paletó de Dario para lhe sustentar a cabeça.”
  • B “Um menino de cor e descalço veio com uma vela, que acendeu ao lado do cadáver.”
  • C “A velhinha de cabeça grisalha gritou que ele estava morrendo.”
  • D “Abriu-lhe o paletó, o colarinho, a gravata e a cinta.”
A Resolução CNE/CEB n. 4/2009 estabelece que o Atendimento Educacional Especializado (AEE) tem como função:
  • A Rever e reforçar os conteúdos trabalhados na sala de aula comum.
  • B Complementar ou suplementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem. 
  • C Promover adaptações curriculares para os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. 
  • D Assegurar igualdade no acesso ao conhecimento para alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação na rede regular de ensino.

A estrutura do gênero textual a que o texto “Uma vela para Dario” pertence, pode variar dependendo do estilo do autor e do propósito da história, mas geralmente segue uma estrutura básica comum a muitas narrativas curtas. Aqui está uma estrutura típica deste gênero textual.


I. Introdução (Exposição): Apresenta os personagens principais, o cenário e estabelece o contexto inicial da história. Geralmente, nesta parte, são introduzidos o conflito principal ou o problema que será abordado ao longo da narrativa. 

II. Desenvolvimento (Conflito): Desenvolve a trama principal, apresenta os obstáculos enfrentados pelos personagens e desenvolve a tensão da história. É nesta parte que o conflito central se intensifica.
  III. Clímax: É o ponto de virada da história, o momento de maior tensão ou drama, onde o conflito atinge seu ponto mais alto e a situação se torna crítica para os personagens.

IV. Desfecho (Resolução): Apresenta a conclusão da história, onde o conflito é resolvido de alguma forma. Pode haver uma revelação surpreendente, uma solução inesperada ou uma mudança significativa na situação dos personagens. Este é o momento em que a história atinge sua resolução e se encaminha para o final.

V. Conclusão (Encerramento): Fecha a história, fornecendo um sentido de conclusão e fechamento para os eventos narrados. Pode incluir reflexões finais, uma mensagem ou uma última reviravolta. 


 
Assinale a alternativa que apresenta o CLÍMAX do texto “ Uma vela para Dario”.

  • A “Ele reclinou-se mais um pouco, estendido agora na calçada, e o cachimbo tinha apagado. O rapaz de bigode pediu aos outros que se afastassem e o deixassem respirar. Abriu-lhe o paletó, o colarinho, a gravata e a cinta. Quando lhe retiraram os sapatos, Dario roncou feio e bolhas de espuma surgiram no canto da boca.”
  • B “A velhinha de cabeça grisalha gritou que ele estava morrendo. Um grupo o arrastou para o táxi da esquina. Já no carro a metade do corpo, protestou o motorista: quem pagaria a corrida? Concordaram em chamar a ambulância.”
  • C “Fecharam-se uma a uma as janelas e, três horas depois, lá estava Dario à espera do rabecão. A cabeça agora na pedra, sem o paletó, e o dedo sem a aliança. A vela tinha queimado até a metade e apagou-se às primeiras gotas da chuva, que voltava a cair.”
  • D “Registrou-se correria de mais de duzentos curiosos que, a essa hora, ocupavam toda a rua e as calçadas: era a polícia. O carro negro investiu a multidão. Várias pessoas tropeçaram no corpo de Dario, que foi pisoteado dezessete vezes.”

“Cada pessoa que chegava erguia-se na ponta dos pés, embora não o pudesse ver.” De acordo com o contexto em que estão inseridos os vocábulos sublinhados, assinale a alternativa que especifica a classe gramatical de cada termo respectivamente.

  • A verbo - pronome - advérbio
  • B substantivo - preposição - advérbio
  • C verbo - preposição - advérbio
  • D advérbio - pronome - verbo

Um(a) ………. é um gênero literário marcado por uma narrativa curta que gira em torno de uma única ação dramática. O desenrolar deste drama central possui início, meio e fim bem definidos e, em geral, há poucos personagens envolvidos na trama.


Massaud Moisés, em A Criação Literária - Prosa I, define um(a) da seguinte maneira: “(o)(a).................... é, pois, uma narrativa unívoca, univalente: constitui uma unidade dramática, uma célula dramática, visto gravitar ao redor de um só conflito, um só drama, uma só ação. (…) A ação pode ser externa, quando as personagens se deslocam no espaço e no tempo, e interna, quando o conflito se localiza em sua mente.”


O espaço de tempo em que a narrativa do(a).......................ocorre também é parte das suas características. Trata-se geralmente de um período curto — de horas, dias ou poucas semanas.


Com relação ao espaço físico da narrativa, ele também é restrito, quando se trata de uma ação externa. Moisés pontua: “começando pela noção de espaço, verificamos que o lugar onde as personagens circulam é sempre de âmbito restrito. No geral, uma rua, uma casa, e, mesmo, um quarto de dormir ou uma sala de estar basta para que o enredo se organize. Raramente os protagonistas se movimentam para outros lugares.”

   


Qual subgênero literário, pertencente ao gênero narrativo, preenche corretamente os espaços em branco do texto acima? Assinale a alternativa correta. 

  • A Romance
  • B Fábula
  • C Epopeia
  • D Conto