Questões comentadas de Concursos para Professor (Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental) Nível I

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De acordo com Freire (1970), o processo de ensino-aprendizagem deve ser caracterizado por um diálogo crítico entre educador e educando. Qual das alternativas a seguir melhor representa essa abordagem?

  • A O educador é o foco principal no processo de ensino, transmitindo informações sem considerar as contribuições dos alunos.
  • B O educador e o educando colaboram na construção do conhecimento, em um processo dinâmico de compartilhar ensinamentos.
  • C O aprendizado é essencialmente fundamentado na memorização de informações, desincentivando a análise reflexiva sobre os conceitos.
  • D O processo avaliativo deve ser exclusivamente quantitativo, centrando-se em notas para mensurar o aprendizado dos alunos.
  • E Os conhecimentos prévios são irrelevantes para a categorização de novas situações educacionais, no processo de aprendizagem.

De acordo com Libâneo (1990), as tendências pedagógicas têm um impacto significativo nas práticas educativas. Analise as afirmativas a seguir que representam corretamente as tendências pedagógicas discutidas pelo autor.

I- A educação tradicional prioriza a memorização e a transmissão unidirecional de conteúdo.
II- A educação libertadora visa ao empoderamento do aluno por meio da crítica e da reflexão.
III- A educação escolarizada enfatiza a divisão rígida entre disciplinas, sem promover articulação entre elas.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)

  • A I e II, apenas.
  • B I e III, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D I, apenas.
  • E III, apenas.

Sobre o planejamento da prática docente na perspectiva de uma escola crítica, analise as afirmativas a seguir e classifiqueas em verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) O planejamento deve ser rigidamente estruturado, sem espaço para adaptações ou intervenções dos alunos.
( ) A prática docente deve incluir a reflexão crítica sobre os conteúdos e a realidade social dos alunos.
( ) O foco deve ser exclusivamente na transmissão de conteúdos, sem considerar as experiências prévias dos alunos.
( ) A avaliação deve ser utilizada como ferramenta para promover a melhoria contínua do processo de ensinoaprendizagem.
( ) O planejamento deve desconsiderar a diversidade cultural e social da turma, mantendo uma abordagem homogênea.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.

  • A V, F, V, F, V.
  • B F, V, V, V, F.
  • C F, V, V, F, V.
  • D F, V, F, V, F.
  • E F, F, V, V, F.

Leia o fragmento de texto a seguir.

Os ______________________________ são documentos orientadores que estabelecem diretrizes e referências para a elaboração dos currículos nas escolas brasileiras, garantindo uma educação de qualidade e estabelecendo conteúdos e métodos a serem abordados nas diferentes etapas de ensino.
Qual o nome do documento que preenche corretamente a lacuna do fragmento de texto acima?

  • A Fundo Nacional da Educação (FUNDEB).
  • B Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).
  • C Projetos Nacionais para a Educação (PNE).
  • D Projetos Curriculares Educacionais (PCE).
  • E Programas de Educação Construtiva (PEC).

A relação entre professor, aluno e conhecimento é fundamental para o processo educativo. Qual das alternativas a seguir melhor descreve essa dinâmica?

  • A Os alunos têm a responsabilidade exclusiva de buscar o conhecimento, enquanto o papel do professor é meramente ser avaliador e exercer autoridade.
  • B O professor é o único responsável pela construção do conhecimento, enquanto os alunos devem limitar-se a absorver as informações de forma disciplinada.
  • C O conhecimento é um conteúdo fixo e imutável que deve ser transmitido integralmente pelo professor, sem espaço para questionamentos, reflexões e adaptações.
  • D A relação entre professor, aluno e conhecimento é considerada irrelevante, uma vez que o conhecimento pode ser adquirido de forma autônoma e desestruturada.
  • E A relação deve ser colaborativa, onde o professor atua como mediador, facilitando o acesso ao conhecimento e incentivando a participação ativa dos alunos.