Questões comentadas de Concursos para Professor I (1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental) e de Educação de Jovens e Adultos

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Leia a charge.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Na tira, as armas secretas do menino

  • A correspondem a um artifício ilegal para obter nota.
  • B reforçam o sentimento de nervosismo da colega.
  • C mostram que ele está empenhado em mostrar seu conhecimento.
  • D indicam que ele não estudou para a prova.
  • E confirmam a ideia de que ele é mais inteligente que sua colega.

De acordo com as informações do editorial, é correto afirmar que a prova de redação do Enem

  • A baseou-se no pensamento dominante, longe de abordar questões relativas às políticas de inclusão dos surdos.
  • B foi um instrumento falho de avaliação, pois pedia uma análise de um assunto desconhecido dos alunos.
  • C acertou na abordagem do tema, uma vez que propôs sua análise sem cair nos exageros do politicamente correto.
  • D abordou um tema relevante, mas não forneceu aos alunos elementos suficientes para redigir um texto.
  • E apresentou uma exposição básica do assunto, fato que reforça o grau de dificuldade citado por muitos alunos.

Com a frase “Não se trata decerto de um assunto corriqueiro, mas tampouco se afigura impossível de desenvolver.” (1° parágrafo), entende-se que

  • A a prova de redação era possível de ser realizada, embora o assunto não fosse comum.
  • B a realização da prova de redação era impossível, pois o assunto era desconhecido.
  • C a falta de familiaridade com um assunto trivial não era impeditivo para fazer a redação.
  • D a presença de um assunto incomum talvez pudesse impossibilitar a realização da prova.
  • E a impossibilidade de fazer a redação poderia advir de assunto de grande repercussão.

Observe as passagens do texto:


• Suscitou alguma celeuma o tema deste ano para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio... (1° parágrafo);

Aqueles que criticam o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais... (2° parágrafo);

Ninguém deve ser punido por manifestar opiniões... (último parágrafo).


Sem prejuízo de sentido ao texto, os pronomes em destaque podem ser substituídos, correta e respectivamente, por:

  • A a; Os; Ser humano nenhum.
  • B uma; Esses; Algum ser humano.
  • C muita; Estes; Nenhum ser humano.
  • D uma; Quem; Nenhum ser humano.
  • E certa; Os; Ser humano algum.

Assinale a alternativa em que a expressão em destaque está empregada com valor adjetivo.

  • A Não se trata decerto de um assunto corriqueiro...
  • B ... o dever de prover educação à pessoa com deficiência...
  • C ... anúncio sobre preconceito no mercado profissional...
  • D ... é possível elaborar ao menos uma exposição básica.
  • E ... o examinado teria de possuir conhecimento prévio do assunto.