Questões comentadas de Concursos para Professor - Polivalência

Limpar Busca

Sobre a Didática Crítica, leia os itens a seguir.

I. A Didática Crítica tem a percepção multidimensional do processo de ensino e aprendizagem.
II. O “o que” e o “como fazer” estão subordinados ao “para que fazer”.
III. A Didática Crítica possui compromisso político com uma sociedade democrática.
IV. A Didática Crítica está comprometida com o processo de emancipação humana.

Assinale a alternativa CORRETA:

  • A apenas o item I está correto.
  • B exclusivamente, os itens I e II estão corretos.
  • C apenas os itens III e IV estão corretos.
  • D os itens I, II, III e IV estão corretos.

Assinale a alternativa que NÃO representa uma característica da Didática Instrumental.

  • A Enfoque prescritivo e normativo.
  • B Enfoque na transmissão de normas e de regras.
  • C Reduzida ao “como ensinar”.
  • D Entende a ação pedagógica como prática social.

O objeto de estudo predominante da Didática, historicamente, é:

  • A a seleção do conteúdo escolar.
  • B a organização do conteúdo escolar.
  • C o processo de ensino.
  • D a quantidade de conteúdos escolares.

Um em cada dez estudantes brasileiros é vítima de bullying, que se refere a atos de intimidação e à violência física ou psicológica, geralmente, em ambiente escolar. Sendo assim, o que diferencia o bullying das brigas comuns que presenciamos no ambiente escolar?

  • A Não há como estabelecer essa diferença, visto que as brigas e as situações de violência são comuns para o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes.
  • B A intensidade dos ferimentos ou os danos causados a uma criança ou a um jovem por colegas no ambiente escolar.
  • C Quando a intimidação é sistemática, quando há violência física ou psicológica em atos de humilhação ou de discriminação por parte de um ou mais colegas.
  • D O reconhecimento de características comuns às vítimas, mais tímidas, e o intimidador, o valentão, pois o encontro dos dois perfis caracteriza situação de bullying.