Questões comentadas de Concursos para Profissional Básico - Economia

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Um consumidor com renda mensal inicial de R$ 1.000,00 gasta em transporte R$ 200,00 por mês. Sua renda mensal aumenta para R$ 1.100,00, e o preço do transporte aumenta 50%, não ocorrendo qualquer outra alteração de preços. Em sua nova posição de equilíbrio, esse consumidor gasta com transporte R$ 250,00 por mês.

Considerando as alterações descritas acima, para esse consumidor, o(a)

  • A transporte é um bem ou serviço inferior.
  • B transporte não tem substitutos.
  • C nível de bem-estar diminuiu.
  • D nível de bem-estar aumentou.
  • E demanda por transporte é totalmente elástica.

Um empresário, quando toma um empréstimo bancário, sabe mais sobre a verdadeira condição de sua empresa repagá-lo do que o funcionário do banco que analisa o crédito.

Essa situação gera um problema de assimetria de informação denominado

  • A contestabilidade
  • B risco sistêmico
  • C inelasticidade
  • D seleção adversa
  • E mercado contingenciado

O modelo de competição perfeita entre produtores ofertando no mesmo mercado inclui a hipótese de completa homogeneidade dos produtos vendidos.
Tal homogeneidade completa raramente ocorre na realidade, sendo substituída, na definição empírica do que seja o mercado de certo produto, pelo requisito de

  • A produtos que sejam substitutos próximos para o comprador.
  • B preços por unidade de produto muito próximos.
  • C produtores com cadeias produtivas entrelaçadas.
  • D produtores localizados próximos geograficamente.
  • E produção com tecnologia similar, intensiva em capital ou não.

A atividade de geração de inovações em uma empresa pode ser organizada de várias formas.
Na concepção organizacional do modelo linear, as inovações são geradas

  • A na área de Pesquisa e Desenvolvimento e repassadas às demais áreas funcionais.
  • B na área de Marketing e repassadas à área de produção.
  • C na área de Vendas e repassadas às demais áreas funcionais.
  • D no processo interativo das reuniões interdepartamentais regulares.
  • E nos grupos de trabalho, envolvendo pessoas de várias áreas funcionais.

Em um determinado mercado, existem cinco firmas (A, B, C, D e E) com igual participação de 20%. Suponha que a firma D adquira a firma E.
Com base no índice de concentração Herfindahl-Hirschman ou IHH (em um intervalo entre 0 e 1), tem-se que o IHH

  • A cai 0,05 após a compra da firma E pela D.
  • B é impossível ser calculado com base nas informações disponíveis.
  • C é igual a 0,25, após a compra da firma E pela D.
  • D passa a ser igual a 0,28, após a compra da firma E pela D.
  • E seria zero, caso a concentração fosse absoluta.