Questões comentadas de Concursos para Psicologia

Limpar Busca

Marque a alternativa CORRETA. Em “Veja, tentei várias vezes na vida não ter número e não escapei”, o sentido explicitado é o seguinte:

  • A É impossível virar um número na sociedade, porque integrar esse sistema não é opcional.
  • B Apesar de resistente a esse sistema de classificação numérica, a autora reconhece que é difícil não fazer parte dele.
  • C Não aquiescer a um sistema de categorização social implica não ser alcançado por ele.
  • D Querer ser diferente não significa fracassar, porque a força das convenções não é grande.

Marque a alternativa CORRETA. O texto VOCÊ É UM NÚMERO é uma crônica. Considerando as características desse gênero textual e as estratégias discursivas utilizadas pela autora, pode-se dizer que:

  • A A autora dialoga com um interlocutor específico, possivelmente integrante do seu círculo de amigos.
  • B O uso do pronome “você” é uma estratégia para promover a impessoalidade, com o objetivo de criar um discurso isento.
  • C A autora se utiliza da crônica para enviar um recado às autoridades, e o emprego de “você” serve para culpá-las pelo problema.
  • D Trata-se de um diálogo direto do autor com o leitor, o qual é incorporado à crônica por meio do pronome “você”.

No parágrafo sete, referindo-se à morte de uma criança no Alto Sertão de Pernambuco, a autora afirma: “A criança morreu por causa de um número. Nós somos culpados”. Quem é, na opinião dela, responsável pela morte do menino? Por quê? Marque a alternativa CORRETA.

  • A Ela própria, sua amiga e a mãe da criança, por não terem reivindicado um atendimento médico compatível.
  • B A sociedade como um todo, por usar e reproduzir esse sistema de classificação social baseado em números.
  • C A mãe da criança, por não ter se insurgido contra a atribuição da ficha 10 ao seu filho.
  • D As pessoas em geral, por não exigirem do governo um serviço público de qualidade.

No último parágrafo, visando à construção de um determinado efeito de sentido, foram empregadas as seguintes frases: “Vamos ser gente, por favor” e “Vamos amar que o amor não tem número”. Qual é o objetivo expresso nessas frases? Marque a alternativa CORRETA.

  • A Desmerecer.
  • B Postergar.
  • C Exortar.
  • D Omitir.

No texto, observa-se um ponto de vista claro acerca da atribuição de números às pessoas como forma de organização social. Assinale, abaixo, a alternativa que sintetiza de forma CORRETA a opinião da autora sobre isso:

  • A As pessoas precisam reagir a esse modelo e se humanizar mais, para que não sejam reduzidas a categorizações numéricas.
  • B É preciso apenas entender de Matemática e Física para compreender a sociedade e o excesso de números nas relações sociais.
  • C Os números e categorizações são meros instrumentos de controle social, por isso não incomodam realmente.
  • D É totalmente possível viver em sociedade sem se submeter às convenções numéricas vigentes.