Questões comentadas de Concursos para Supervisor Pedagógico

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O termo destacado no excerto “como são os textos bíblicos, os comentários patrísticos, as obras dos mestres de espiritualidade” refere-se aos comentários feitos por

  • A editores.
  • B historiadores.
  • C padres.
  • D políticos.

Com base na multiplicidade de textos das bibliotecas monásticas e nos diferentes núcleos de leitura, é correto afirmar que

  • A a leitura escolar ou instrumental acolhia tanto os diversos ofícios dos trabalhadores quanto era considerada uma alternativa para a aquisição do conhecimento eclesiástico.
  • B a leitura oficial resultava de uma mescla entre os textos, voltados para formação espiritual, e os comemorativos, voltados para as festividades destinadas às divindades.
  • C a leitura recreativa consistia em um empreendimento individual voltado a uma ação facultativa adequada para os tempos de ócio sobre os quais o trabalho prevalece.
  • D a leitura transgressiva, feita ou não às escondidas, era uma contravenção dos monges, que estudavam em universidades para aprofundar seus conhecimentos.

Em relação aos argumentos defendidos pelo autor do texto, é correto afirmar que a leitura monástica se encontra em um sistema

  • A amplo de mediação da informação e da cultura monástica, em que a circulação de textos se insere em um processo histórico-cultural, oferecendo a apropriação da informação, o que confirma a ideia de que a mediação da informação é um processo histórico.
  • B extenso de mediação da informação e da cultura monástica, em que a circulação de textos nas bibliotecas monásticas torna propícia a abordagem histórico-cultural da leitura, oferecendo a assimilação da informação e confirmando a ideia de que a mediação é uma ação religiosa.
  • C limitado de mediação da informação e da cultura monástica, em que a circulação de textos nas bibliotecas monásticas tornam propícia a abordagem histórico-cultural, oferecendo a apropriação da informação, o que não confirma a possibilidade de mediação plena da informação.
  • D restrito de mediação da informação e da cultura religiosa em que a circulação de textos nas bibliotecas monásticas tornam propícia a abordagem histórico-religiosa da leitura, oferecendo a dissimilação da educação religiosa, o que confirma o processo pedagógico da mediação.

Vasconcellos (2009) menciona que a práxis do supervisor engloba as dimensões de reflexão, de organização, de conexão, de intervenção e de avaliação, sendo o supervisor considerado um intelectual orgânico no grupo.

Acerca do papel do supervisor / coordenador no processo educativo escolar, de acordo com o autor, assinale a alternativa incorreta.

  • A A supervisão deve ter como núcleo de definição e de articulação o pedagógico e os processos de ensino-aprendizagem.
  • B Na renovação da prática educativa, o acompanhamento de aula é um recurso significativo a ser utilizado para a vigilância e o controle sobre o professor, tendo o momento de devolutiva para reflexão e tomada de consciência da prática.
  • C Ao interagir com o professor para apoiá-lo em sua prática pedagógica, é importante, entre outras ações, buscar caminhos alternativos, proporcionar materiais e fomentar seu avanço.
  • D Entre as suas formas de atuação, encontram-se a orientação individual ou coletiva para o planejamento de sala de aula e a coordenação de reuniões pedagógicas.

Assinale a alternativa em que a palavra entre parênteses é antônima da palavra destacada nos trechos

  • A [...] por não serem clandestinos, teremos de considerar como ‘reservados’ [...]. (secretos)
  • B [...] só a condescendência relativamente a ela permite explicar [...]. (benevolência)
  • C A leitura fomenta a cultura monástica desde as suas origens [...]. (promove)
  • D A leitura transgressiva [...] é minimamente caucionada [...]. (desabonada)