Questões comentadas de Concursos para Supervisor Pedagógico e Orientador Educacional

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O segmento documenta o modo narrativo de organização discursiva.
Assinale a frase que exemplifica o modo descritivo.

  • A Dona Inácia levantou para o telhado os olhos confiantes...
  • B Conceição, que fazia as tranças sentada numa rede ao canto da sala...
  • C Depois de se benzer e de beijar duas vezes a medalhinha de São José...
  • D Tenho fé em São José que ainda chove!

Assinale o segmento que exemplifica a função conativa da linguagem.

  • A “Dignai-vos ouvir nossas súplicas, ó castíssimo esposo da Virgem Maria, e alcançai o que rogamos. Amém.”
  • B Depois de se benzer e de beijar duas vezes a medalhinha de São José, dona Inácia concluiu:
  • C Vendo a avó sair do quarto do santuário, Conceição, que fazia as tranças sentada numa rede ao canto da sala, interpelou-a
  • D Dona Inácia levantou para o telhado os olhos confiantes: — Tenho fé em São José que ainda chove! Tem-se visto inverno começar até em abril.

Em termos de estilos de época, o trecho de Rachel de Queiroz pertence

  • A à primeira geração do Modernismo.
  • B à terceira geração do Romantismo.
  • C à segunda geração do Modernismo.
  • D ao Realismo em sua fase regionalista.

“Ignorante: uma pessoa que não conhece o que conhecemos, embora conheça muitas outras coisas que desconhecemos”.
Assinale a opção que indica as formas verbais que exemplificam corretamente os mesmos tempos verbais destacados nessa frase, na mesma ordem de seu aparecimento.

  • A via – víamos – veja.
  • B teve – tivemos – tenha.
  • C quer – queremos – quisesse.
  • D vem – vimos – venha.

Assinale a opção em que a conjunção E mostra um valor diferente do de adição.

  • A Há duas palavras que abrem muitas portas: Puxe e Empurre.
  • B É preciso sermos ponte, cobrir os abismos e nunca aprofundá-los.
  • C Boa comunicação é tão estimulante quanto café preto e tão difícil quanto dormir depois.
  • D Há tanta suavidade em nada dizer e tudo se entender...