Questões comentadas de Concursos para Técnico de Laboratório - Área Publicidade

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No trecho “Além disso, deve-se considerar a intenção do emissor e a finalidade do documento, para que o texto esteja adequado à situação comunicativa”, os termos em negrito indicam relação de:

  • A Adição.
  • B Causa e Consequência.
  • C Conclusão.
  • D Finalidade

Considere o seguinte fragmento textual: “O mesmo se dá com os expedientes oficiais, cuja finalidade precípua é a de informar com clareza e objetividade.”

Assinale a alternativa em que é mantido o sentido e respeitada a norma padrão da Língua Portuguesa escrita:

  • A O mesmo acontece com os expedientes oficiais, os quais têm a meta obrigatória de informar com clareza e objetividade.
  • B O mesmo ocorre com os expedientes oficiais, que têm o objetivo principal de informar com clareza e objetividade.
  • C O mesmo sucede com os expedientes oficiais, que tem o propósito basilar de informar com clareza e objetividade.
  • D O mesmo transcorre com os expedientes oficiais, cujo o fim único é o de informar com clareza e objetividade.

Escolha a alternativa que sintetiza as informações tratadas no texto quanto às características da redação oficial:

  • A A redação oficial é um tipo de comunicação institucional realizada pelo serviço público por meio de atos oficiais e expedientes oficiais, ambos de natureza normativa, ao público em geral, a instituições privadas e a outros órgãos públicos.
  • B A redação oficial é um formato de linguagem objetivo e claro usado pelo serviço público através de ofícios, memorandos e resoluções para repassar informações ao público externo, aos servidores e às instituições privadas.
  • C A redação oficial é um conjunto de normas de linguagem a serem seguidas pelos servidores públicos.
  • D A redação oficial é um meio de linguagem empregada pelos servidores públicos para publicizar as ações e as normas de uma instituição pública.

Segundo o Manual de Redação da Presidência da República (BRASIL, 2018), o endereçamento de um documento deve conter:

  • A Vocativo na forma de tratamento adequada para quem receberá o expediente, nome do destinatário ao expediente, cargo do destinatário ao expediente, endereço postal de quem receberá o expediente e alinhamento à margem esquerda da página.
  • B Saudação apropriada a quem receberá o expediente, nome do destinatário ao expediente, cargo do destinatário ao expediente, endereços postal e eletrônico de quem receberá o expediente e alinhamento da página centralizado.
  • C Vocativo na forma de tratamento adequada a quem receberá o expediente, nome do destinatário ao expediente, cargo do destinatário ao expediente, endereços postal e eletrônico de quem receberá o expediente, assunto do expediente e alinhamento da página centralizado.
  • D Saudação apropriada a quem receberá o expediente, nome do destinatário ao expediente, cargo do destinatário ao expediente, assunto do expediente endereço eletrônico de quem receberá o expediente e alinhamento à margem esquerda da página.

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (BRASIL, 2018), a depender do contexto, o termo e-mail pode significar:

  • A Tipo textual, não sendo considerado um documento oficial; uma forma de mensagem, que deve ser sintética; ou sistema de transmissão de informações eletrônicas, que não tem custo e é rápido.
  • B Gênero textual, não sendo considerado um documento oficial; endereço eletrônico, sendo utilizado por servidores públicos para comunicação interna à instituição; ou sistema de transmissão de mensagem eletrônica, que tem baixo custo e é diligente.
  • C Tipo textual, sendo considerado um documento oficial; um meio de transmissão de informações, que devem ser claras e objetivas; ou sistema de transmissão de mensagens eletrônicas, que não tem custo e é eficiente.
  • D Gênero textual, sendo considerado um documento oficial; endereço eletrônico, sendo utilizado por servidores públicos; ou sistema de transmissão de mensagem eletrônica, que tem baixo custo e é célere.