Questões comentadas de Concursos para Técnico - Administração, Contabilidade ou Informática

Limpar Busca

O termo agridoce, em destaque no TEXTO I, é formado por

  • A derivação prefixal.
  • B derivação sufixal.
  • C derivação imprópria.
  • D composição por justaposição.
  • E composição por aglutinação.

Pode-se dizer que o TEXTO II apresenta, predominantemente, linguagem

  • A culta, utilizando-se excessivamente de termos eruditos e rebuscados.
  • B culta, com palavras de etimologia francesa e termos populares.
  • C popular, com termos considerados chulos, típicos da boemia carioca.
  • D popular, com gírias típicas da época e alguns desvios da linguagem culta.
  • E popular, abusando de termos típicos da boemia carioca e licenças poéticas

No TEXTO II, o trecho “Só saímos de lá meia hora”, a forma verbal “saímos” está conjugada na primeira pessoa do

  • A plural do pretérito perfeito do indicativo.
  • B singular do pretérito imperfeito do indicativo.
  • C plural do pretérito mais que perfeito do indicativo.
  • D singular do pretérito imperfeito do subjuntivo.
  • E plural do pretérito perfeito do subjuntivo.

Sobre o TEXTO I, podemos afirmar que

  • A mesmo formado em medicina, Noel Rosa preferiu a vida boêmia da Vila Isabel.
  • B Noel iniciou carreira na Rádio Philips e depois mudou-se para o Bando de Tangarás.
  • C a obra de Noel Rosa, composta por mais de 200 composições, resumiu-se ao samba.
  • D Noel adotou estilo interpretativo, com simplicidade e abordando as contradições da vida.
  • E a crítica autorizada aponta Noel Rosa como marcante na evolução da crônica musical.

Ao ler o TEXTO II, pode-se aferir que o poeta

  • A marcou o encontro com a Dama do Cabaré para sambar, mas, ao final, foi dispensado.
  • B eve um caso passageiro com uma mulher que, ao encontrá-la no outro dia, foi rejeitado.
  • C encontrou, por acaso, uma mulher na boemia, mas foi rejeitado por meio de uma carta.
  • D apaixonou-se por uma dançarina de samba, mas foi traído no outro dia lá nos Arcos.
  • E sofreu uma desilusão amorosa que lhe fez deixar de dançar tango nos cabarés da Lapa.