Questões comentadas de Concursos para Técnico - Telecomunicações

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O plano de numeração da telefonia móvel sofreu uma alteração em dezembro de 2010 (Resolução Anatel nº 553/2010) com a introdução do 9º dígito no número do assinante local móvel (código de acesso de usuário). O 9º dígito no código de acesso do usuário móvel, atualmente, é o mesmo número “9” para todas as regiões e para todas as operadoras. Qual a finalidade desse dígito extra?

  • A Aumentar a capacidade do plano de numeração para o SMP (Serviço Móvel Pessoal).
  • B Liberar faixa de numeração para a telefonia fixa (STFC).
  • C Padronizar a rede de telefonia móvel de acordo com a numeração internacional.
  • D Preparar a rede de telefonia móvel para receber a 4ª geração.

O que motivou a escrita deste texto foi

  • A a necessidade de demonstrar como é importante aprender com as derrotas.
  • B a percepção de que a derrota pode vir logo após da glória.
  • C a visão do fracasso pela televisão, principalmente diante dos netos.
  • D a vontade de ensinar a todos sobre a derrota.

Todas as seguintes constatações podem ser feitas a partir do texto, EXCETO:

  • A A derrota nos ensina que nem tudo são glórias e é importante, porque nos traz maturidade.
  • B A empatia é um sentimento que deve existir em todas as situações de nossa vida.
  • C O adulto não deve criar expectativa sobre as glórias, para não sofrer com as derrotas.
  • D Os jogos e os esportes são importantes para desenvolver o trabalho de equipe.

Sobre a constituição do texto, é correto afirmar, EXCETO:

  • A A linguagem formal predomina ao longo do texto.
  • B O primeiro parágrafo é uma contextualização do assunto que será tratado nos parágrafos seguintes.
  • C O uso da 1ª pessoa do plural denota preocupação do autor em inserir o leitor em seu texto.
  • D O uso das perguntas no segundo parágrafo está incorreto, visto que elas não foram respondidas.

O quinto parágrafo permite inferir que o locutor do texto, EXCETO:

  • A acredita que não se deve comemorar nada exageradamente.
  • B avalia os sentimentos das pessoas e se preocupa com isso.
  • C preocupa-se em ensinar os seus netos a respeitar a dor do próximo.
  • D tem consciência do que é “estar do outro lado” no outro dia.