Questões comentadas de Concursos para Técnico Florestal

Limpar Busca

Em relação a propostas de alteração de vocábulos do texto, analise as seguintes assertivas:


I. Supressão de ‘sequer’ (l.21).

II. Substituição de ‘híbrida’ (l.22) por ‘alterada’.

III. Substituição de ‘subitamente’ (l.33) por ‘repentinamente’.


Quais NÃO alteram o sentido da frase em que estão inseridos?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas III.
  • D Apenas I e III.
  • E Apenas II e III.

De acordo com a Lei nº 9.985/2000, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.


Coluna 1

1. Unidade de conservação.

2. Conservação da natureza.

3. Diversidade biológica.

4. Recurso ambiental.

5. Preservação.


Coluna 2

( ) Conjunto de métodos, procedimentos e políticas que visem a proteção a longo prazo das espécies, habitats e ecossistemas, além da manutenção dos processos ecológicos, prevenindo a simplificação dos sistemas naturais.

( ) A variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte; compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas.

( ) A atmosfera, as águas interiores, superficiais e subterrâneas, os estuários, o mar territorial, o solo, o subsolo, os elementos da biosfera, a fauna e a flora.

( ) Espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção.

( ) O manejo do uso humano da natureza, compreendendo a preservação, a manutenção, a utilização sustentável, a restauração e a recuperação do ambiente natural, para que possa produzir o maior benefício, em bases sustentáveis, às atuais gerações, mantendo seu potencial de satisfazer as necessidades e aspirações das gerações futuras, e garantindo a sobrevivência dos seres vivos em geral.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A 3 – 5 – 4 – 2 – 1.
  • B 5 – 2 – 1 – 3 – 4.
  • C 5 – 3 – 4 – 1 – 2.
  • D 2 – 3 – 4 – 5 – 1.
  • E 4 – 3 – 5 – 2 – 1.

Analise as seguintes frases retiradas do texto:


I. Muitos romances terminam aí, precocemente (l.11).

II. todo mundo está louco para ter uma experiência como essa (l.16-17).

III. Quem é essa pessoa? (l.34).


Quais podem ser passadas para a voz passiva?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas III.
  • D Apenas I e II.
  • E Apenas II e III.

Assinale a alternativa que preenche as lacunas tracejadas das linhas 10, 11, 18 e 23, considerando a necessidade do uso da crase.

  • A àquilo – à – a – à
  • B aquilo – à – a – a
  • C àquilo – a – a – a
  • D àquilo – à – à – à
  • E aquilo – a – à – à

Na linha 20, se a palavra ‘Alguém’ fosse substituída por ‘As pessoas’, quantas outras alterações seriam necessárias para fins de concordância?

  • A Uma.
  • B Duas.
  • C Três.
  • D Quatro.
  • E Cinco.