Questões comentadas de Concursos para Técnico Legislativo II

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Releia o trecho a seguir: “Ora, o cometa desapareceu, aqueles que choravam enxugaram os olhos, o mundo não se acabou, talvez tenha ficado um pouco triste – mas que importância tem a tristeza das crianças?” (4º§). Assinale a alternativa cujo conteúdo determina a relação entre a ideia introduzida pela expressão destacada e aquela veiculada antes dessa mesma expressão. 
  • A Oposição.
  • B Condição.
  • C Conclusão.
  • D Acrescentamento.
Sobre os requisitos para se tornar um servidor público, assinale a afirmativa correta.
  • A Por regra aquele que não tiver a quitação eleitoral pode ser nomeado servidor público.
  • B Brasileiro nato, emancipado, com dezesseis anos completos pode, por regra, ser servidor público.
  • C Aquele que esteja com seus direitos políticos suspensos, nos termos da lei, poderá ser nomeado servidor público, durante o período de suspensão.
  • D Nos termos da lei, estrangeiros podem ser servidores públicos. Por exemplo, estrangeiros cujos países tenham tratado de reciprocidade com o Brasil para que brasileiros também possam ser servidores naquele país.
Assinale a afirmativa INCORRETA.
  • A Em “[...] o mundo não se acabou, talvez tenha ficado um pouco triste [...]” (4º§), o termo grifado exprime circunstância de “possibilidade”.
  • B No excerto “Se o fim do mundo não for em fevereiro, todos teremos fim, em qualquer mês...” (11º§), a expressão destacada denota ideia de “causa”.
  • CEnquanto isso, os planetas assumem os lugares que lhes competem, na ordem do universo, [...]” (10º§) O pronome “lhes” refere-se “aos planetas”.
  • DNinguém fala em cometa, e é pena, porque eu gostaria de tornar a ver um cometa, para verificar se a lembrança que conservo dessa imagem do céu é verdadeira ou inventada pelo sono dos meus olhos naquela noite já muito antiga.” (6º§) A preposição “para” estabelece relação de “finalidade”.
A crônica de Cecília Meireles versa a respeito do fim do mundo. Nela, é possível notar que a autora não dá tanta importância em ver o seu planeta acabar por completo. Tal fato pode ser claramente comprovado através do fragmento textual: 
  • A “Aprendi muitas coisas, entre as quais o suposto sentido do mundo.” (5º§)
  • B “Se o fim do mundo for mesmo em fevereiro, convém pensarmos desde já se utilizamos este dom de viver da maneira mais digna.” (8º§)
  • C “Deve ter mesmo muitos, inúmeros, pois em redor de mim as pessoas mais ilustres e sabedoras fazem cada coisa que bem se vê haver um sentido do mundo peculiar a cada um.” (5º§)
  • D “A primeira vez que ouvi falar no fim do mundo, o mundo para mim não tinha nenhum sentido, ainda; de modo que não me interessavam nem o seu começo nem o seu fim.” (1º§)
Considerando o contexto em que estão inseridas, as palavras destacadas podem ser substituídas pelas seguidamente indicadas, conservando o mesmo sentido. Isso NÃO ocorre em: 
  • A “Por que as pessoas andavam tão apavoradas?” (3º§) – espantadas; assustadas.
  • B “Por que mentimos tanto, com palavras tão judiciosas.” (7º§) – estúpidas; imbecilizadas.
  • C “[...] e, estremunhada, levaram-me à janela para me apresentarem à força ao temível cometa.” (3º§) – estonteada; sonolenta.
  • D “[...] e aludiam a um cometa que andava pelo céu, responsável pelo acontecimento que elas tanto temiam.” (1º§) – apontavam; mencionavam.