Leia o excerto apresentado abaixo, atentando-se à composição das informações.
“Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Artigo 29, a Educação Infantil tem como intuito o desenvolvimento integral de seus alunos, considerando suas questões físicas, sociais, intelectuais e psicológicas (BRASIL, 1996). Desta maneira, os professores devem buscar recursos didáticos, implementando suas práticas a fim de proporcionarem aos alunos essa evolução que servirá tanto para a sua vida escolar, como também cotidiana.
A música pode atuar como auxílio no desenvolvimento das questões mencionadas pela LDBEN (BRASIL, 1996), sendo um recurso capaz de atuar diretamente como colaborador no processo de desenvolvimento integral da criança neste período de educação que abrange a primeira infância. Todavia, a falta de aprofundamento do estudo sobre a área musical e a utilização de práticas docentes antigas, tornaram a metodologia de muitos professores mecanizadas por meio da repetição constante de gestos e movimentos no acompanhamento das canções, tornando-as clichês (BRITO, 2003). Outros já seguem os modelos escolanovistas de ensino, que têm como objetivo valorizar o processo de criatividade no momento da atividade, mas o que fazem é aproveitar-se disso, deixando os alunos livres para fazerem o que quiserem, e, no fim, retiram de si a responsabilidade de planejar o processo da aula (BRITO, 2003).
Desse modo, ao visitar uma escola pública brasileira de Educação Infantil é possível notar a música presente em muitos momentos da rotina deste nível de educação, porém sua aplicação muito se detém na hora da acolhida, na condução de alunos a espaços específicos, em determinados momentos da rotina escolar (e.g., lavar as mãos, fazer silêncio, tomar banho, etc.) ou em apresentações de datas comemorativas. A música é utilizada como recurso de apoio para a aprendizagem e desenvolvimento dos alunos, porém, com frequência, seu potencial não é explorado em sua totalidade. [...]”
FELIX et al. A música como ferramenta pedagógica na Educação infantil: uma pesquisa exploratória. Cadernos da Pedagogia, v. 15, n. 33, p. 58-73, set./dez. 2021. Disponível em: http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1652.
Com base em suas características, pode-se afirmar que o tipo textual predominante nesse trecho é o: