Questões comentadas de Concursos para Técnico Superior Especializado - Administração

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“Os modelos pedagógicos de nossas escolas ainda são muito mais direcionados ao ensino teórico para passar no funil do vestibular...”; esse segmento (texto 1) mostra uma forma de voz passiva - “são direcionados” - sem que haja menção do agente dessa ação.

O pensamento abaixo em que há uma forma de voz passiva com a indicação do agente é:

  • A “A natureza só é comandada se é obedecida”;
  • B “Dada a causa, a natureza produz o efeito no modo mais breve em que pode ser produzido”;
  • C “O mundo será julgado pelas crianças. O espírito da infância julgará o mundo”;
  • D “Existe alguma religião cujos fiéis possam ser apontados como nitidamente mais amáveis e dignos de confiança do que os de qualquer outra?”;
  • E “A sabedoria não pode ser transmitida. A sabedoria que um sábio tenta transmitir soa mais como loucura”.
Esta questão foi anulada pela banca organizadora.

Observe o corpo do texto de um aviso oficial:

Senhor Ministro,

Convida-se V. Excia . a participar da sessão de abertura do Primeiro Seminário Regional sobre Economia de Energia, a ser realizado em 5 de março próximo, às 9 horas, no auditório da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, localizada aqui pertinho, no Setor de Áreas Isoladas Sul, nesta capital.

O Seminário mencionado inclui-se nas atividades do Programa Nacional das Comissões Internas de Conservação de Energia em Órgãos Públicos, instituído pelo Decreto nº 99.656, de 26 de outubro de 1990, que procura, juntamente com outras iniciativas, racionalizar a utilização de aparelhos elétricos, lâmpadas etc. nos prédios públicos.

A única característica da redação oficial que é respeitada neste documento é:

  • A a formalidade;
  • B a impessoalidade;
  • C a correção gramatical;
  • D a concisão;
  • E a padronização

“É uma avaliação cruel, que prioriza a inteligência da decoreba ao invés da inteligência criativa”.

Nesse segmento do texto 1, há a correta utilização da expressão “ao invés de”, que é muitas vezes confundida com “em vez de”.

A frase abaixo em que se deveria empregar “em vez de” em lugar de “ao invés de” é:

  • A O pai decidiu matricular o filho numa escola pública ao invés de uma privada;
  • B Não é de hoje que as escolas brasileiras preferem o retrocesso ao invés do progresso;
  • C Muitos professores dão destaque à teoria ao invés de priorizar a prática;
  • D Os livros didáticos utilizam imagens ao invés de textos;
  • E As escolas utilizam processos de avaliação rápidos ao invés de processos mais lentos e mais eficientes.

“Os modelos pedagógicos de nossas escolas ainda são muito mais direcionados ao ensino teórico para passar no funil do vestibular, obrigando os alunos a decorar fórmulas matemáticas...”; o gerúndio “obrigando” (texto 1) poderia ser adequadamente substituído pela seguinte forma desenvolvida:

  • A e obrigam;
  • B e para obrigar;
  • C mesmo que obriguem;
  • D quando obrigam;
  • E à medida que obrigam.

A finalidade principal do texto 2 é:

  • A indicar a sofisticação dos produtos da loja por meio de uma linguagem formal;
  • B mostrar a preocupação da loja com o que o cliente veste;
  • C demonstrar a informalidade no atendimento;
  • D produzir proximidade social entre loja e cliente;
  • E destacar o fácil acesso do cliente à loja.