Questões comentadas de Concursos para Técnico Superior Especializado - Economia

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“Os modelos pedagógicos de nossas escolas ainda são muito mais direcionados ao ensino teórico para passar no funil do vestibular...”; esse segmento (texto 1) mostra uma forma de voz passiva - “são direcionados” - sem que haja menção do agente dessa ação.

O pensamento abaixo em que há uma forma de voz passiva com a indicação do agente é:

  • A “A natureza só é comandada se é obedecida”;
  • B “Dada a causa, a natureza produz o efeito no modo mais breve em que pode ser produzido”;
  • C “O mundo será julgado pelas crianças. O espírito da infância julgará o mundo”;
  • D “Existe alguma religião cujos fiéis possam ser apontados como nitidamente mais amáveis e dignos de confiança do que os de qualquer outra?”;
  • E “A sabedoria não pode ser transmitida. A sabedoria que um sábio tenta transmitir soa mais como loucura”.

Sobre a previdência social e suas principais reformas a partir da Constituição da República de 1988, é correto afirmar que:

  • A a reforma trazida pela Emenda Constitucional nº 20, de 15 de dezembro de 1998, trouxe o fim da aposentadoria com proventos integrais para os servidores que ingressaram no serviço público após o advento dessa Emenda;
  • B a Emenda Constitucional nº 41, de 19 de dezembro de 2003, também estabeleceu critérios para o cálculo e a correção dos proventos da aposentadoria por invalidez dos servidores públicos que ingressaram no serviço público até a data da publicação daquela Emenda Constitucional;
  • C o fator previdenciário – uma fórmula matemática aplicada sobre o salário para definir o valor do benefício que leva em conta a idade do trabalhador, além do tempo de contribuição, foi uma regra implantada a partir da Emenda Constitucional nº 41, de 19 de dezembro de 2003, para desestimular a aposentadoria precoce;
  • D a Emenda Constitucional nº 20, de 15 de dezembro de 1998, tem entre suas principais mudanças o estabelecimento da aposentadoria por tempo de contribuição e não mais por tempo de serviço, exigindo-se, assim, trinta e cinco anos de contribuição do homem, e trinta, da mulher;
  • E as reformas adotadas durante os dois governos do presidente Lula focaram em grande maioria em mudanças na iniciativa privada.

“É uma avaliação cruel, que prioriza a inteligência da decoreba ao invés da inteligência criativa”.

Nesse segmento do texto 1, há a correta utilização da expressão “ao invés de”, que é muitas vezes confundida com “em vez de”.

A frase abaixo em que se deveria empregar “em vez de” em lugar de “ao invés de” é:

  • A O pai decidiu matricular o filho numa escola pública ao invés de uma privada;
  • B Não é de hoje que as escolas brasileiras preferem o retrocesso ao invés do progresso;
  • C Muitos professores dão destaque à teoria ao invés de priorizar a prática;
  • D Os livros didáticos utilizam imagens ao invés de textos;
  • E As escolas utilizam processos de avaliação rápidos ao invés de processos mais lentos e mais eficientes.

“Os modelos pedagógicos de nossas escolas ainda são muito mais direcionados ao ensino teórico para passar no funil do vestibular, obrigando os alunos a decorar fórmulas matemáticas...”; o gerúndio “obrigando” (texto 1) poderia ser adequadamente substituído pela seguinte forma desenvolvida:

  • A e obrigam;
  • B e para obrigar;
  • C mesmo que obriguem;
  • D quando obrigam;
  • E à medida que obrigam.

A finalidade principal do texto 2 é:

  • A indicar a sofisticação dos produtos da loja por meio de uma linguagem formal;
  • B mostrar a preocupação da loja com o que o cliente veste;
  • C demonstrar a informalidade no atendimento;
  • D produzir proximidade social entre loja e cliente;
  • E destacar o fácil acesso do cliente à loja.