Questões comentadas de Concursos para Terapeuta Ocupacional

Limpar Busca

Existem hoje, disponíveis para uso no Brasil, uma diversidade de instrumentos que podem ser utilizados no processo de avaliação do desenvolvimento infanto-juvenil, a fim de potencializar o processo terapêutico ocupacional e o processo de cuidado como um todo. Marque a opção que apresenta instrumentos utilizados para avaliar apenas o desempenho funcional:

  • A Modelo lúdico, ChIPPA, Escala Knox.
  • B COPM, CHEQ, PEM-CY.
  • C PEDI, CHEQ, ACOORDEM.
  • D Perfil sensorial, PEDI, COPM.
  • E SPM, Inventário Portage, COPM.

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional reconheceu, por meio da Resolução n° 383 de 2010, a especialidade “terapia ocupacional em contextos sociais”, sendo descritas as áreas de atuação do terapeuta ocupacional em contextos sociais, dentre elas, a assistência social. O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) fundamenta seus princípios na universalização e igualdade dos direitos sociais, no respeito à dignidade e autonomia do indivíduo, família e comunidade, assim como na difusão dos programas, serviços, benefícios e projetos assistenciais; no direito à convivência familiar e comunitária, além da igualdade de direitos. Pesquisas demonstraram que houve crescimento do número de terapeutas ocupacionais no SUAS. Em relação às intervenções da terapia ocupacional nesse serviço de assistência, analise as afirmativas a seguir, e marque V (verdadeira) ou F (falsa),
( ) As intervenções são na direção da prevenção e transformação da realidade em que se encontram, buscando resgatar e efetivar o direito dos indivíduos à participação em atividades significativas que possibilitem oportunidades factíveis de viver com dignidade, realizar trocas sociais, prosperar, desenvolver potenciais e projetos de vida em variadas esferas da vida, e encontrar satisfação, em consonância com suas culturas e crenças.
( ) A terapia ocupacional conduz processos e ações singulares, não sendo o sujeito o protagonista participante das atividades que propõe, essas como mediadoras de transformação real. Desse modo, a atitude e o seu processo de construção – saberes e significados –, proporcionam empoderamento e potencializam a capacidade de produção.
( ) A terapia ocupacional contribui com a práxis da assistência social, em diferentes equipamentos e serviços, e identifica convergências entre o trabalho da terapia ocupacional e as proposições da PNAS e dos serviços e ações desenvolvidos pelo SUAS.
( ) Entre os equipamentos, percebe-se que o Centro Dia é o equipamento que abarca a maior parte dos profissionais de terapia ocupacional inseridos no SUAS no Brasil, seguido das Unidades de Acolhimento, CRAS, Centros de Convivência, CREAS, Centros Pop, Gestão Municipal, Família Acolhedora e Gestão Estadual.

Assinale a alternativa que corresponde à sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A V – V – V – F.
  • B F – V – F – V.
  • C V – F – V – V.
  • D V – V – F – F.
  • E F – F – V – F.

As práticas e atuação do profissional de terapia ocupacional na reabilitação de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo ocorre a partir de intervenções, com o intuito de aprimorar o desempenho ocupacional em todas as áreas de vida, com o enfoque na demanda principal do paciente. Essas crianças podem apresentar dificuldades na recepção, modulação, integração e organização dos sentidos, o que interfere diretamente na sua habilidade de interagir com pessoas e objetos, resultando em dificuldades no desenvolvimento de atividades lúdicas, ocasionando diminuição da capacidade de planejar e executar atividades motoras e cognitivas e má organização do comportamento. A abordagem de Integração Sensorial, chamada Ayres Sensory Integration, é um tratamento muito utilizado hoje. Analise as afirmativas a seguir.
I- Abordagem que organiza a oferta sensorial adequada ao perfil do indivíduo, gerenciando um equilíbrio entre a demanda sensorial, liberdade de escolha e a necessidade individual, ajustando, assim, o desafio de modo a promover a resposta adaptativa, com o objetivo de atingir as suas necessidades específicas.
II- Destaca-se entre seus objetivos terapêuticos: o desempenho funcional, as capacidades de autorregulação e as habilidades sensório-perceptivo-motoras.
III- Abordagem sistemática que orienta o raciocínio clínico e uma metodologia que enfoca os resultados relacionados à ocupação e revisão, em que aborda um formato necessário, fornecendo um método para descrever o processo de raciocínio, incluindo uma justificativa baseada em dados para decisões de tratamento.
IV- Abordagem clínica e reabilitadora para distúrbios do processamento sensorial, baseada no princípio neurocientífico da plasticidade neural, que defende que as células nervosas se adaptam e modificam seu funcionamento para garantir a sobrevivência.

Quais afirmativas se relacionam ao referido método de atuação?

  • A I, II, III e IV.
  • B I e IV, apenas.
  • C I, II e IV, apenas.
  • D II, III e IV, apenas.
  • E III e IV, apenas.

A Lista de Procedimentos da Terapia Ocupacional (LPTO), definida pela Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais (ABRATO), contém como procedimento terapêutico ocupacional a “prescrição e confecção de recursos de tecnologias outras assistivas”. Os terapeutas ocupacionais são profissionais habilitados para avaliar as funções e as atividades dos pacientes, bem como os contextos e os ambientes em que eles estão inseridos para orientar o paciente, seus familiares/cuidadores e a equipe assistencial em relação à aplicabilidade dos recursos de tecnologia assistiva. O conjunto de ferramentas e estratégias utilizadas pelos indivíduos para a produção de intenção e significado durante uma interação social, de modo a gerar uma mensagem compreensível sobre necessidades, sentimentos e desejo; voltada para o aprimoramento da funcionalidade de pessoas com deficiência por meio do uso de produtos, recursos, estratégias, métodos e serviços que possibilitem o desempenho de atividades necessárias ou pretendidas.
O texto descreve qual categoria da tecnologia assistiva?

  • A Auxílio para mobilidade e postura.
  • B Auxílio para vida diária.
  • C Dificuldade de comunicação.
  • D Comunicação alternativa e aumentativa.
  • E Adaptação de mobiliário.

A Portaria SAS/MS n.º 661, de 2 de dezembro de 2010, reconhece o direito de terapeutas ocupacionais prescreverem Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPMAL). Profissional esse que busca por estratégias para influenciar a relação entre pessoa, ambiente e ocupação e facilitar a participação e inclusão das pessoas na sociedade. Uma das possibilidades de intervenção é o uso da tecnologia assistiva, que é a área de conhecimento que possibilita adaptações e modificações e engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando a sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. Sendo a cadeira de rodas parte do arsenal de recursos da tecnologia assistiva, que auxilia a locomoção das pessoas com mobilidade reduzida, em relação à prescrição realizada pelo terapeuta ocupacional, analise as afirmativas a seguir e marque V (verdadeira) ou F (falsa).
( ) Devem considerar o diagnóstico terapêutico ocupacional, as possibilidades de tratamento, a implementação da intervenção e a mensuração dos resultados. É necessário um olhar detalhado sobre as ocupações significativas do sujeito atendido, suas habilidades e padrões de desempenho, seus contextos e sua disponibilidade em modificar a forma de envolvimento nas ocupações.
( ) Precisa considerar critérios pessoais, características sociais ou necessidades ambientais, que influenciam o desejo ou a habilidade de uma pessoa para utilizar dispositivos de tecnologia assistiva. A indicação inadequada dos mesmos pode levar à frustração pessoal ou ao desperdício de recursos.
( ) O modelo teórico Matching Person and Technology (MPT) pode ser usado como base. Ele consiste em várias medidas que proporcionam a prática individualizada e centrada na pessoa, possibilitando a investigação de fatores relacionados ao dispositivo, disponibilidade e expectativa para o uso da tecnologia.
( ) Para auxiliar na seleção da tecnologia assistiva apropriada, deve-se considerar as necessidades, os objetivos e as preferências do cliente, assim como as barreiras pessoais, sociais e ambientais que podem afetar o seu uso, a perspectiva de treinamento e a possibilidade de suportes adicionais para ampliar o seu uso.

Assinale a alternativa que corresponde à sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A V – V – F – V.
  • B V – V – V – V.
  • C V – F – V – F.
  • D F – F – V – V.
  • E F – V – F – V.