Prova do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) - Analista - Tecnologia da Informação - ESAF (2013) - Questões Comentadas

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No PMBoK 4.0, são apresentados os tipos de estruturas organizacionais. Nas organizações matriciais, aquela em que o papel do gerente de projetos é mais parecido com o de um coordenador ou facilitador do que com o de um gerente de projetos propriamente dito é a:

  • A Matriz intermediária.
  • B Matriz complementar.
  • C Matriz de apoio.
  • D Matriz facilitadora.
  • E Matriz fraca.

No PMBoK 4.0, o processo de subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e de gerenciamento mais fácil é o processo de:

  • A Estimar atividades.
  • B Desenvolver cronograma.
  • C Detalhar projeto.
  • D Definir as atividades.
  • E Criar estrutura analítica do projeto.

Segundo o PMBoK 4.0, quando os projetos têm várias fases, estas são parte, em geral, de um processo projetado para garantir um controle adequado do projeto e obter o produto, serviço ou resultado desejado. Os três tipos básicos de relações entre as fases são:

  • A Sequencial, sobreposta, iterativa.
  • B Intercalada, fortuita, direcional.
  • C Aleatória, casual, complementar.
  • D Imutável, apartada, linear.
  • E Transitória, interposta, hierárquica.

No PMBoK 4.0, os processos do projeto também são executados pela equipe do projeto e, em geral, podem ser classificados em uma de duas categorias principais:

  • A processos básicos e processos de apoio.
  • B processos de coordenação e comunicação e processos de gerenciamento de produtos e serviços.
  • C processos de gerenciamento de projetos e processos orientados a produtos.
  • D processos de coordenação e controle e processos orientados a serviços.
  • E processos de execução de projetos e processos de gerenciamento de projetos.

No processo de elaboração do planejamento estratégico, a etapa que se segue à elaboração dos cenários prospectivos é a de:

  • A definir o modelo de planejamento estratégico.
  • B definir a identidade estratégica corporativa.
  • C definir as iniciativas estratégicas.
  • D diagnosticar o ambiente.
  • E diagnosticar a viabilidade das iniciativas estratégicas