Prova do Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Pedagogo - IADES (2013) - Questões Comentadas

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Uma organização de aprendizagem tem a capacidade de criar, adquirir e transmitir conhecimento. Ela modifica o seu comportamento em resposta aos novos conhecimentos adquiridos. Sobre o tema cultura organizacional e aprendizagem nas empresas, assinale a alternativa correta.

  • A Os empregadores devem construir organizações de aprendizagem com foco nos gerentes, que são o grupo hierárquico responsável pela transmissão dos valores e que interpretam o ambiente externo.
  • B A identificação de novas oportunidades e a detecção de problemas são vedadas aos funcionários de linha.
  • C Treinamento intensivo em técnicas avançadas de tomada de decisão deve ser aplicado na semana de boas vindas aos funcionários gerenciais recém contratados.
  • D Prover treinamento continuado aos funcionários em técnicas de tomada de decisão permite maior empowerment e ajuda a construir uma organização de aprendizagem.
  • E Convênios com instituições externas de ensino devem ser restringidos, sob pena de haver contaminação da cultura organizacional.

Assinale a alternativa correta sobre o planejamento estratégico.

  • A O diagnóstico não faz parte do planejamento estratégico, devendo ser realizado antes desse processo.
  • B O planejamento estratégico divide-se em 3 fases, ordenadas por análise da missão, estratégias e acompanhamento.
  • C A segunda fase do planejamento estratégico corresponde às políticas, não tomando como base os resultados dos diagnósticos.
  • D O planejamento estratégico divide-se em duas grandes fases, compostas por análise e controle.
  • E A definição da missão compreende um ato de relevância secundária, dentro do planejamento estratégico.

O treinamento é visto como um meio de desenvolver competências nas pessoas. Assinale a alternativa que indica a sequência correta das quatro etapas do processo de treinamento.

  • A Diagnóstico, implementação, desenho e avaliação.
  • B Programa de treinamento, diagnóstico, implementação e avaliação.
  • C Implementação, programa de treinamento, desenho e avaliação
  • D Diagnóstico, desenho, implementação e avaliação.
  • E Diagnóstico, programa de treinamento, desenho e avaliação.

“A avaliação do desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa, em função da atividade que ela desempenha” (CHIAVENATO, 2004). Assinale a alternativa que contém os conceitos que mais caracterizam a avaliação do desempenho.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.



  • A A avaliação do desempenho deve ser desconsiderada como fundamento para aumentos salariais ou demissão de funcionários
  • B A avaliação deve enfatizar o indivíduo no cargo e a impressão a respeito de seus hábitos pessoais observados no trabalho.
  • C A avaliação permite que os subordinados conheçam aquilo que o chefe pensa a respeito do seu desempenho.
  • D A avaliação deve concentrar-se em uma análise subjetiva do desempenho humano.
  • E O seu objetivo primordial é proporcionar benefícios para a organização em detrimento dos funcionários.

Assinale a alternativa correta em relação ao tema desenvolvimento e educação.

  • A O desenvolvimento visa essencialmente melhorar o desempenho no cargo atual.
  • B O desenvolvimento de pessoas está mais relacionado à educação e à orientação para o futuro.
  • C O desenvolvimento não foca o crescimento pessoal do funcionário.
  • D Por educação, entende-se as atividades relacionadas ao melhor desempenho das suas atuais responsabilidades.
  • E Por educação, entende-se um conjunto de atividades que proporcionam habilidades executoras.