Prova do (2015) - Questões Comentadas

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O texto se inicia pela forma verbal “Era”, em referência a:

  • A “a socialização de uma elite vazia e covarde”;
  • B “Parada em um sinal de trânsito”;
  • C “uma cena capturou minha atenção”;
  • D “ao longo da vida”;
  • E “a segregação da sociedade brasileira”.

Em relação à opinião de Ruy Castro, Sírio Possenti:

  • A Discorda, uma vez que considera seus argumentos não convincentes.
  • B Concorda, pois considera que o problema é contraditório.
  • C Concorda com a hipótese, mas discorda dos argumentos apresentados.
  • D Discorda em partes, tendo em vista que elogia o autor.
  • E Concorda, porque considera que o problema principal não foi abordado.

A expressão “A maioria estava desacompanhada”, que inicia o segundo parágrafo, traz em si alguns implícitos. Apenas não está entre tais implícitos a ideia de que:

  • A Os estudantes da escola particular eram minoria na saída.
  • B Os acompanhantes das crianças buscam garantir sua segurança.
  • C As crianças da escola pública são mais autônomas no ir-e-vir.
  • D As crianças da massa escura são desprezadas por seus responsáveis.
  • E O suporte do “acompanhante” é um privilégio de poucos.

Para defender seu ponto de vista, e derrubar o de Ruy Castro, Possenti tem por estratégia argumentativa:

  • A desqualificar Ruy Castro, enfatizando com ironias seu desconhecimento linguístico.
  • B seguir Ruy Castro, citando dicionários com definições correlatas ao uso local de ‘dérbi’.
  • C reverenciar Ruy Castro, chamando-o de “brilhante” mesmo quando está triplamente errado.
  • D questionar Ruy Castro, dirigindo-lhe perguntas indiretas, como se fossem aos leitores.
  • E desconsiderar Ruy Castro, centrando sua discussão em expressões do futebol e do jóquei.

Na prática da “hora da saída”, cada criança saber “exatamente seu lugar”:

  • A trará poucas consequências no longo prazo, para brancos/ricos ou negros/pobres.
  • B significa brancos e/ou ricos não se misturarem a negros e/ou pobres e vice-versa.
  • C tem sido cada vez mais questionado pelas crianças pobres.
  • D é uma maneira de transpor a “segregação à brasileira” e seu caráter único
  • E é uma prerrogativa cujas consequências não se estenderão para além da escola.