Prova do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IF-SP) - Professor - FUNDEP (2014) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Considerando o texto, o significado da palavra destacada foi traduzido INCORRETAMENTE em

  • A “[...] os computadores e a internet trouxeram uma quebra de paradigma essencial [...].” Padrão, modelo.
  • B “[...] temos um número cada vez maior de relacionamentos mediados por software.” Conjunto de programas e instruções.
  • C “Mas é importante ressaltar [...].” Destacar, salientar.
  • D “E com certeza, depois da universidade, escreverão suas realidades e de seus pares pelo mundo.” Colaboradores, subordinados.

Segundo o autor, as tecnologias digitais diferem de outras tecnologias principalmente porque

  • A evidenciam a importância dos códigos na dinâmica da sociedade contemporânea aos usuários.
  • B permitem aos usuários interferir ativa e criativamente em seu funcionamento.
  • C tornam os processos de ensino e de aprendizagem mais divertidos e eficazes.
  • D possibilitam relacionamentos mediados implicitamente por software.

Releia: “Programe ou seja programado.”

Assinale a alternativa que, no texto, se relaciona ao sentido das opções em oposição na passagem acima.

  • A Criar as estruturas invisíveis do mundo / escrever a própria versão da realidade.
  • B Incluir-se no mercado de trabalho / ser excluído do mundo produtivo.
  • C Ser agente ativo das tecnologias digitais / ser usuário passivo das tecnologias digitais.
  • D Ter bons resultados no Enem / ser apenas usuário de códigos invisíveis.

Releia: “Precisamos, com urgência, hackear a escola.”

No texto, a expressão “hackear a escola” significa

  • A delegar aos alunos a responsabilidade por seu próprio aprendizado.
  • B destruir o sistema de ensino tradicional e seus métodos obsoletos.
  • C modernizar os equipamentos e programas de computação das escolas.
  • D transformar, a partir de mudanças internas, a escola tradicional.

O objetivo básico do texto é

  • A defender a inclusão do ensino de programação computacional na escola.
  • B evidenciar o papel dos códigos na geração das tecnologias atuais.
  • C mostrar a importância da informática para a inclusão no mercado de trabalho.
  • D provar a importância das redes sociais nas relações sociais contemporâneas.