Prova do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) - Contador - CESPE/CEBRASPE (2006) - Questões Comentadas

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Com base no texto acima, assinale a opção incorreta, acerca da contribuição que o Brasil pode dar ao entendimento político e diplomático na região sul-americana.

  • A O Brasil, por ser a economia mais avançada tecnologicamente na região, pode agir como alavanca para atração de investimentos em plataformas tecnológicas de aproveitamento comum no entorno sul-americano.
  • B Apesar de ser a economia que menos cresceu em 2005 na região sul-americana, o grau de industrialização da economia nacional ainda é um ponto relevante para a implementação de estratégias de integração na América do Sul.
  • C Os eixos diplomáticos e políticos que vêm se criando entre o Brasil e seus dois parceiros estratégicos da região, a Argentina e a Venezuela, ambientam iniciativas como a de um imenso gasoduto ligando o norte ao sul da América do Sul.
  • D A integração na região sul-americana, tanto nos foros internacionais econômicos como a OMC, quanto nos foros políticos multilaterais, foi iniciada pelo presidente Fernando Henrique e aprofundada pelo governo Lula e permite preparar a região para os desafios internacionais que se avizinham.
  • E A chegada ao poder de presidentes como Evo Morales, na Bolívia, e de Michelle Bachelet, no Chile, representa óbice ao processo de integração sul-americano que o Brasil vem sutilmente estimulando e encabeçando.

A respeito do papel de “construtores do futuro”, reivindicado pelo autor como um legítimo desejo do povo brasileiro em relação ao lugar do Brasil no mundo, assinale a opção correta.

  • A Esse papel não tem base real ante o atraso científico e tecnológico que o Brasil tem em relação aos seus vizinhos sul-americanos.
  • B O fato de receber imigrantes de todo o mundo, sem permitir que as vinganças étnicas e culturais proliferassem em território nacional, habilita o Brasil a participar do diálogo da diversidade cultural e política no mundo.
  • C A idéia de “construtores do futuro” é arrogante e pretensiosa, uma vez que países pequenos e médios, como o Brasil, não apresentam qualquer capacidade de participar, de forma ativa, da revisão da agenda internacional.
  • D O expressivo crescimento econômico da última década e início desta demonstra a agilidade e a criatividade empreendedora dos gestores da economia nacional, facilitando a elevação do status do país no cenário das maiores seis economias do planeta.
  • E A presença de militares brasileiros em operação de força unilateral no Haiti, país do coração estratégico da América do Sul, é a prova cabal da capacidade do país de agir na construção do futuro.

O debate em torno da segurança pública é recorrente no Brasil e se intensifica com a aproximação dos processos eleitorais deste ano. A questão da segurança pública é tema freqüente na mídia e um dos mais recentes fatos de ressonância nacional foi a ação do Exército em morros do Rio de Janeiro. A respeito desse tema, assinale a opção incorreta.

  • A A ação do Exército nos morros cariocas, mesmo que para apreensão de armas roubadas, não está prevista nos marcos legais do Brasil.
  • B A segurança pública não é objeto de preocupação apenas do Brasil, ela já se tornou tema de impacto social mesmo em sociedades economicamente mais avançadas.
  • C Nota-se, no Brasil, a carência de um projeto de segurança pública palatável, aplicável, financeiramente sustentável e devidamente conhecido pela parte mais interessada na tranqüilidade e na paz social, a população.
  • D Apesar do uso político-eleitoral do tema da segurança em campanhas eleitorais no Brasil, modestas iniciativas têm reunido governo, sociedade e profissionais da ordem e da segurança em torno do encaminhamento de uma solução duradoura para o problema da segurança, especialmente em relação às grandes cidades.
  • E O tema da segurança não pode se restringir ao endurecimento da repressão direta ao crime por vias como a da ação policial, mas tampouco pode se reduzir a meras ações pedagógicas e de esclarecimento da população acerca dos riscos que a ameaçam.

O MERCOSUL, uma das áreas estratégicas da inserção internacional do Brasil, foi mais uma vez abalado em meados de fevereiro de 2006 pela acomodação das relações bilaterais Argentina-Brasil. A nova fricção ocorreu nas negociações que levaram à formalização do Mecanismo de Adaptação Competitiva (MAC). Assinale a opção correta acerca da formalização do MAC.

  • A O MAC tornou possível a aplicação de salvaguardas comerciais unilaterais sem consultas prévias ao país vizinho.
  • B Pela formalização do MAC foi criado o mecanismo de consultas bilaterais por 30 dias após pedido de abertura de processo de aplicação de salvaguardas.
  • C De acordo com o estabelecido pelo MAC, a indústria da Argentina terá todas as condições de financiamento para a retomada da sua competividade internacional.
  • D Com a formalização do MAC, o setor exportador brasileiro para a Argentina deixa de enfrentar qualquer risco no futuro próximo.
  • E O ministro do Desenvolvimento do Brasil, Luiz Fernando Furlan, foi o grande entusiasta e formulador principal do acordo que supera controvérsias entre Brasil e Argentina.

A respeito do desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil e seus impactos no âmbito das inovações, assinale a opção correta.

  • A Com relação à produção acadêmica indexada nos grandes periódicos internacionais, o Brasil tem apresentado capacidade científica bastante limitada quando comparado a seus vizinhos.
  • B O registro internacional de patentes brasileiras se aproxima dos números da Coréia do Sul.
  • C A inexistência de mecanismos e agências de fomento à investigação científica bem como de gestão de fundos de pesquisa impede que o país possa evoluir nos índices internacionais de desenvolvimento científico e tecnológico.
  • D As universidades públicas federais brasileiras, por sua contribuição quase nula ao processo científico nacional, vêm apresentando níveis quase irrisórios de contribuição à inovação e à transferência de conhecimento.
  • E Empresas do porte da EMBRAPA e da EMBRAER, ativas no desenvolvimento de inovações, se beneficiaram e se beneficiam, em grande medida, das pesquisas científicas básicas realizadas pelas universidades públicas federais.