Prova da Prefeitura Municipal de Iporã do Oeste - Auxiliar de Creche - AMEOSC (2023) - Questões Comentadas

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Feche os olhos e tente lembrar: quantas vezes você, quando criança ou mesmo como professor, ouviu e usou a expressão "lápis cor de pele"? Afinal, se existem os amarelos, os azuis e os vermelhos, há de existir também o cor de pele. Até aí, nenhum problema. Porém, a qual pele nos referimos? Estamos falando da cor de quem? Essa é a pergunta que vem dentro do novo livro do ilustrador e escritor paulistano Alexandre Rampazo, "A cor da Coraline". Narrado em primeira pessoa pela personagem Coraline, o livro acompanha um dia aparentemente comum, até que seu amigo Pedrinho pede emprestado um lápis "cor de pele", e uma série de questionamentos, dúvidas e inquietações tomam conta da menina. "A cor da pele é só uma?", reflete a pequena. Para saber de que pele Pedrinho estava falando, era preciso saber de quem ele estava falando. Ela olha para ele, olha para si mesma e para a sua caixa de lápis, certamente um só não poderia pintar todo mundo. E logo começa a imaginar mundos de possibilidades, como um país onde todos fossem vermelhos de vergonha.

Fonte: Renata Panzini. Por mais pluralidade, livro infantil fala sobre cores de pele. Disponível em: <https://lunetas. com.br/por-mais-pluralidade-livro-infantil-fala-sobrecores-de-pele/>.

Portanto, o autor ao colocar uma criança negra para questionar qual lápis é de fato "cor de pele", o autor propõe uma reflexão sobre:
Marque a alternativa CORRETA.

  • A A timidez infantil que impede as crianças de se desenvolverem e criarem relações saudáveis no ambiente escolar.
  • B Desvalorização das minorias menos abastadas que não possuem recursos para adquirir caixas de lápis com uma quantidade maior de cores.
  • C Identidade, representatividade, empatia e consciência sobre a pluralidade.
  • D A autonomia sendo trabalhada por meio do braile, importante instrumento para a alfabetização e independência das crianças cegas.

Vicente, foi vítima na escola de um trauma ocular, ocasionado por um corpo estranho que entrou em seus olhos. Em relação às suas noções de primeiros socorros, analise a situação e marque a atitude que você NÃO deverá fazer.

  • A Permitir que a criança seguidamente esfregue os olhos.
  • B Não utilizar materiais como pinças para a retirada de corpos estranhos dos olhos.
  • C Não insistir, se o corpo estranho não sair.
  • D Pingar soro fisiológico na tentativa de tirar o corpo estranho.

Durante o processo ensino-aprendizagem o Auxiliar de Creche deve auxiliar o docente em todas as atividades de atendimento às crianças. Marque a alternativa CORRETA.

  • A Auxiliar na elaboração de um plano único de ensino para todas as crianças, não passível de aplicação.
  • B Elaborar um plano único de ensino para todas as faixas etárias das crianças.
  • C Elaborar planos de ensino adequados à realidade e faixa etária das crianças, mas não passíveis de aplicação.
  • D Auxiliar na elaborar dos planos de ensino que sejam adequados à realidade e faixa etária das crianças e passíveis de aplicação.

Na rede pública de ensino, o livro didático é distribuído gratuitamente aos alunos pelo Programa Nacional do Livro Didático. Avaliados a cada dois anos, os livros podem ser trocados de acordo com as demandas da escola. Esses livros, exceto para as primeiras séries, são denominados não-consumíveis, não são propriedade do aluno, devendo ser reaproveitados pelos alunos do ano seguinte.


Fonte: Freitas, Olga. Equipamentos e materiais didáticos. Brasília:

Universidade de Brasília, 2009.


Dessa forma, os cuidados de conservação, tais como, os descritos abaixo são imprescindíveis, EXCETO:

  • A Não-escrita no próprio livro.
  • B Encapamento do livro.
  • C Dobradura nas páginas do livro.
  • D Transporte cuidadoso do livro.

Quanto ao estabelecido como incumbência da União sobre a Organização da Educação Nacional, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei Federal nº 9.394/96), marque a alternativa CORRETA.

  • A Apenas, organizar e desenvolver, os órgãos e instituições oficiais do sistema federal de ensino e o dos Territórios.
  • B Desenvolver e organizar, os órgãos e instituições oficiais e não-oficiais do sistema federal de ensino.
  • C Apenas, organizar e desenvolver, as instituições oficiais do sistema federal de ensino.
  • D Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais do sistema federal de ensino e o dos Territórios.