Prova da Prefeitura Municipal de Natal - Professor - Ensino Fundamental - CONSULPLAN (2013) - Questões Comentadas

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De acordo com Marcuschi (2005), a expressão tipo textual é utilizada para “designar uma espécie de sequência teoricamente definida pela natureza linguística de sua composição (aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas)". Por outro lado, ainda segundo o autor, a expressão gênero textual designa“uma noção propositalmente vaga para referir os textos materializados que encontramos em nossa vida diária e que apresentam características sócio-comunicativas definidas por conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição característica. Se os tipos textuais sãonarração, relato, exposição, argumentação e instrução, os gêneros são inúmeros: telefonema, sermão, carta comercial, carta pessoal, romance, bilhete...". Relacionando esses conceitos às características (linguísticas e sócio-comunicativas) do texto I, uma definição pertinente para o mesmo seria
  • A notícia, formada majoritariamente por sequências de relatos.
  • B crônica, formada majoritariamente por sequências narrativas.
  • C artigo, formado majoritariamente por sequências argumentativas.
  • D reportagem, formada majoritariamente por sequências injuntivas.
Releia a introdução do texto.

Após a divulgação dos resultados insuficientes das escolas de ensino médio na última edição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o Ministério da Educação (MEC) planeja uma modernização do currículo,..."

Acerca do plano de modernização do currículo da educação nacional, a única alternativa que a ele NÃO se relaciona, segundo o texto, é
  • A utilização do Enem como currículo.
  • B maior integração entre as diferentes disciplinas
  • C diminuição do inchaço no currículo do ensino médio.
  • D priorização de obras didáticas que estejam organizadas em áreas do conhecimento.
“A construção do texto depende muito dos substantivos, dada sua propriedade semântica básica de referenciar. A referência, entretanto, não remete a um conjunto estável de sentidos, e sim à construção desses sentidos à medida que o texto progride."

(Castilho, 2012, p. 224. Apud Marcuschi e Koch, 2006, p. 382-383.)

Com base no trecho anterior, analise as afirmativasde acordo com a função dos substantivos no texto.

I. No trecho que introduz o texto – “Após a divulgação dos resultados insuficientes dasescolas de ensino médio na última edição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o Ministério da Educação(MEC) planeja uma modernização do currículo,..."– a expressão destacada funciona como introdutor de referente.

II. No trecho que inicia o segundo parágrafo – “O debate não é novo:..."– a expressão em destaque traz um novo referente que altera o foco do texto.

III.Em “O diagnóstico é que o currículo do ensino médio é muito inchado...", os termos sublinhados apresentam um referente que é um desdobramento de algo apresentado anteriormente.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  • A I
  • B I e II.
  • C I e III.
  • D II e III.
Assinale a alternativa que NÃO está relacionada à posição do vice-presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Educação, acerca dos resultados insuficientes das escolas de ensino médio na última edição do Ideb.
  • A O aumento da carga horária do aluno na escola como solução cabível
  • B A falta de pertinência do currículo do ensino médio a determinados perfis de estudantes.
  • C A estrutura organizacional curricular, que estabelece uma relação intrínseca entre o ensino médio e o vestibular.
  • D A mudança completa do foco do ensino médio – dovestibular para o mercado de trabalho – como saídapara os entraves enfrentados.
Em “... a próxima compra de livros didáticos para o ensino médio dará prioridade a obras que estejam organizadas nesse formato.", o termo destacado apresenta a função de introduzir
  • A a causa de tais obras serem priorizadas
  • B uma explicação para as obras cuja compra será priorizada.
  • C uma condição para tais obras terem sua compra priorizada.
  • D uma restrição para o conjunto de obras cuja compra será priorizada.