Prova da Prefeitura Municipal de Timon - Professor - Geografia - NUCEPE (2020) - Questões Comentadas

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(...) “Eles tendem a ser julgados pela quantidade e pela qualidade do conhecimento que já trazem de casa, além de várias ‘heranças’, como a postura corporal e a habilidade de falar em público.”


Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1826/pierre-bourdieu-o-investigador-da-desigualdade. Acesso em: 26/12/19


Considerando-se o sentido do recorte de texto acima e o pensamento do sociólogo francês Pierre Bourdieu sobre a função social da escola, considera-se que esta

  • A conserva as desigualdades e reproduz as classes sociais.
  • B é o instrumento para elaborar os intelectuais de diversos níveis.
  • C é redentora, integrando harmonicamente os indivíduos no todo social.
  • D é conservadora e reprodutora, no entanto pode ser um espaço de transformação.
  • E é o lugar de transmissão do saber que recebe e trata os alunos como iguais, apesar da disparidade cultural.

“Para trabalhar probabilidades com turmas de 2° ano, por exemplo, Elcie recorreu ao volante da Megassena, que informa: quem faz o jogo mínimo de seis números tem uma chance em mais de 50 milhões de ganhar o maior prêmio. "Proponho fazer as contas para descobrir como se chega a essa conclusão", explica. Logo fica fácil constatar que, quanto mais números a aposta tiver, maiores são as chances de acertar as seis dezenas. A aula prossegue com os jovens testando outras variáveis para entender por que a probabilidade de alguém se tornar um milionário sobe, vertiginosamente, para uma em 10 mil se a pessoa puder pagar pela aposta máxima de 15 números.”


Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/7193/contextualizar-o-conteudo. Acesso em: 22/12/19).


O texto apresenta um exemplo de contextualização do conhecimento. Esse princípio representa no cenário didático

  • A a adequação às peculiaridades da vida urbana e de cada região.
  • B o ato de vincular o conhecimento à sua origem e à sua aplicação.
  • C a busca de relações entre as disciplinas na organização dos temas de estudo.
  • D a abordagem de problemas que vão além da compartimentação didática.
  • E a abordagem de um fenômeno com o aporte de especialistas de contextos variados.

“Superar as diversas formas de expressão do racismo é um desafio que foi posto em pauta na vida dos (as) estudantes e docentes da escola Prof. Ademar Nunes de Vasconcelos. Olhar para suas comunidades, valorizá-las e compreender que suas ações estão ligadas às tradições quilombolas são os ganhos que se apresentam como resultados do projeto. Com a autoestima fortalecida, os estudantes se apropriam da estética negra, o que se evidenciou no jeito de arrumar os cabelos: “Os alunos passam a gostar de sua pretitude e seu apetite pelo saber aumenta, principalmente pelas coisas de África”, afirma o professor Vinícius.”
Disponível em: https://ceert.org.br/dialogando-praticas/pratica/vinicius?gclid= EAIaIQobChMI68vhoqzN5gIVjIiRCh1emgNCEAAYAiAAEgLhU_D_BwE
O trecho acima destaca, especialmente, um aspecto das Diretrizes curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, que é

  • A a valorização da diversidade, daquilo que distingue os negros dos outros grupos que compõem a população brasileira.
  • B a orientação para as pessoas brancas sobre o discurso, a postura e o modo de tratar as pessoas negras.
  • C o reforço do mito da democracia racial na sociedade brasileira, segundo o qual os negros sofrem prejuízo cultural.
  • D a divulgação de uma cultura uniforme, valorizando as diversas contribuições da cultura negra para a identidade nacional.
  • E a reificação de grupos culturais igualmente homogêneos, fechados ou semifechados, num padrão multicultural baseado na experiência norte-americana

O objetivo de desenvolvimento sustentável (ODS) número 4 estabelece o seguinte: Educação de Qualidade tem o propósito de assegurar a educação inclusiva, equitativa e qualificada e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
A meta para o Brasil, em relação ao ensino fundamental e ao médio, é

  • A até 2020, garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino fundamental e o médio, equitativo e de qualidade, na idade adequada, assegurando-se a oferta gratuita na rede pública e com resultados de aprendizagem satisfatórios e relevantes.
  • B depois de 2020, garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino fundamental e médio, equitativo e de qualidade, na idade adequada, assegurando-se a oferta gratuita na rede pública e que conduza a resultados de aprendizagem satisfatórios e relevantes.
  • C até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino fundamental e médio, equitativo e de qualidade, na idade adequada, assegurando a oferta gratuita na rede pública e com resultados de aprendizagem satisfatórios e relevantes.
  • D depois de 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino fundamental e médio, equitativo e de qualidade, na idade adequada, assegurando-se a oferta gratuita na rede pública e que conduza a resultados de aprendizagem satisfatórios e relevantes.
  • E entre 2020 e 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem pelo menos o ensino fundamental, equitativo e de qualidade, na idade adequada, assegurando-se a oferta gratuita na rede pública que conduza a resultados de aprendizagem satisfatórios e relevantes.

Esses trechos de notícias têm em comum o fato de tratarem de um princípio crucial da educação de tempo integral. O princípio é

  • A a gestão democrática da escola pública.
  • B o desenvolvimento integral do indivíduo.
  • C o desenvolvimento de redes de ensino.
  • D ampliação do tempo escolar.
  • E o planejamento educacional.