Prova da Prefeitura Municipal de Joinville - Auxiliar Escolar - CESPE/CEBRASPE (2024) - Questões Comentadas

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Quanto ao gênero textual, o texto CB2A1 pode ser caracterizado corretamente como

  • A um artigo de divulgação científica.
  • B uma notícia.
  • C uma reportagem jornalística.
  • D um editorial.
  • E um artigo de opinião.

No que diz respeito às relações coesivas no texto CB2A1, julgue os itens a seguir.

I No início do terceiro parágrafo, a expressão “Nesse contexto” remete ao mencionado no último período do segundo parágrafo.

II As expressões “Além disso” (terceiro período do terceiro parágrafo) e “No entanto” (início do quarto parágrafo) funcionam como mecanismos de coesão sequencial, estabelecendo relação entre partes do texto e permitindo a progressão textual.

III No final do terceiro parágrafo, subentende-se a expressão “questões éticas” em seguida ao termo “outras”.

Assinale a opção correta.

  • A Apenas o item I está certo.
  • B Apenas o item II está certo.
  • C Apenas os itens I e III estão certos.
  • D Apenas os itens II e III estão certos.
  • E Todos os itens estão certos.

De acordo com as ideias veiculadas no texto CB2A1, é necessário

  • A restringir o acesso ao celular em sala de aula, para evitar prejuízos à aprendizagem.
  • B preparar o professor para lidar com os desafios impostos pelas tecnologias na educação.
  • C ampliar o acesso às tecnologias em sala de aula a fim de inovar em educação.
  • D tornar o uso dos smartphones em sala de aula um aliado na formação dos estudantes.
  • E definir se tecnologias como os smartphones favorecem ou prejudicam o ensino-aprendizagem.

A correção gramatical e a coerência das ideias do texto CB2A1 estariam mantidas caso o trecho “já acontecem” (primeiro período do texto) fosse reescrito como

  • A aconteceram.
  • B veem ocorrendo.
  • C têm acontecido.
  • D vem acontecendo.
  • E podem acontecer.

Assinale a opção em que as palavras apresentas são acentuadas graficamente porque são paroxítonas em que a vogal i ou u tônica forma hiato com a vogal da sílaba anterior.

  • A “incluído” e “inúmeros”
  • B “países” e “prejuízos”
  • C “heróis” e “países”
  • D “prejuízos” e “heróis”
  • E “inúmeros” e “conteúdos”