Prova da Prefeitura Municipal de Timóteo - Nível Fundamental - FCM (2024) - Questões Comentadas

Limpar Busca

O texto é uma

  • A reportagem sobre a hiperconectividade e o estresse causado por ela.
  • B história sobre uma pessoa que não enfrenta problemas com a infoxicação.
  • C conscientização para que as pessoas leiam mais e fiquem mais antenadas com o mundo.
  • D peça publicitária para o aumento da venda de livros e de revistas em uma grande cidade do Brasil.

A sentença “Chego a ficar tonta com tanta informação, a ponto de ter de sair da frente do computador e esperar passar” pode ser reescrita sem que haja mudança de sentido em:

  • A Chego a ficar tonta com tanta informação, a ponto de ter de sair da frente do computador e aguardar passar.
  • B Chego a ficar tonta com tanta informação, a ponto de ter de sair da frente do computador e desconfiar passar.
  • C Chego a ficar tonta com tanta informação, a ponto de ter de sair da frente do computador e desconsiderar passar.
  • D Chego a ficar tonta com tanta informação, a ponto de ter de sair da frente do computador e refutar passar.

Conforme explica William Cereja e Thereza Cochar (2013, p. 317-321), “a pontuação facilita a leitura e torna o texto mais claro e preciso”. Considerando esta afirmativa, associe os comandos à sua respectiva função.
COMANDOS
1 - Dois-pontos
2 - Aspas
3 - Travessões
4 - Pontos de interrogação
5 - Vírgulas
FUNÇÕES
( ) empregam-se no final de frases interrogativas diretas.
( ) empregam-se para indicar a mudança de interlocutor nos diálogos.
( ) empregam-se para separar termos que exercem a mesma função sintática.
( ) empregam-se no início e no final de citações e para destacar palavras estrangeiras, neologismos e gírias.
( ) empregam-se para introduzir palavras, expressões, orações ou citações que servem para enunciar ou esclarecer o que se afirmou anteriormente.
A sequência correta para essa associação é:

  • A 4, 3, 2, 1, 5.
  • B 1, 5, 2, 4, 3.
  • C 4, 3, 5, 2, 1.
  • D 1, 4, 2, 3, 5.

Avalie as afirmações sobre o texto “Os pés do pavão”.

I - O espaço da história é definido no início do texto.
II - A fábula apresenta dois personagens: um pavão e um corvo.
III - O pavão demonstra uma grande admiração pela beleza do corvo.
IV - O corvo tem inveja do pavão e gostaria de ser igual a ele.
V - O corvo apresenta críticas em relação aos pés do pavão.

Está correto apenas o que se afirma em:

  • A I, III e IV.
  • B I, II e V.
  • C I, II e IV.
  • D II, III e V.

Cada uma das palavras existentes em nossa língua pertence a uma classe.
Considerando-se o texto “Os pés do pavão”, associe corretamente a palavra, no contexto em que foi empregada no texto, à sua respectiva classe de palavra.
PALAVRAS
1 - Ave
2 - Insignificante
3 - Eles
CLASSES DE PALAVRA
( ) adjetivo
( ) substantivo
( ) pronome
A sequência correta para essa associação é:

  • A 3, 1, 2.
  • B 2, 3, 1.
  • C 2, 1, 3.
  • D 3, 2, 1.