Prova da Prefeitura Municipal de Vitória - Coordenador de Turno - FGV (2024) - Questões Comentadas

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O célebre orador Padre Antônio Vieira escreveu em um dos seus fantásticos sermões:

“Os dias, soma-os a vida, diminui-os a morte, multiplica-os a ressurreição”.

Assinale a afirmação inadequada em relação ao significado e à estruturação dessa frase.

  • A O enunciador da frase preferiu a forma pleonástica, antecipando o substantivo “os dias” e repetindo-o nos pronomes pessoais oblíquos “os”.
  • B As frases que compõem esse pequeno texto obedecem a rigoroso paralelismo sintático.
  • C A temática que envolve a frase está ligada ao campo semântico da religião.
  • D A sequência dos termos “vida”, “morte” e “ressurreição” recria o caminho do homem na visão cristã.
  • E A sequência dos termos “soma”, “diminui” e “multiplica” indica uma visão materialista da existência humana.

Observe os dois primeiros parágrafos do romance Uma Lágrima de Mulher, de Aluísio Azevedo:

“Numa das formosas ilhas de Lípari branquejava solitária uma casinha térrea, meio encravada nos rochedos, que as águas do mar da Sicília batem constantemente.
Ao lado esquerdo da modesta habitação corria uma farta alameda de oliveiras, que, juntamente com os resultados da pesca do coral, constituía os meios escassos de vida de Maffei e sua família”.
Assinale a afirmação adequada em relação ao significado e à estruturação dessa frase.

  • A Como faz parte de um romance, o segmento acima está inserido entre os textos narrativos.
  • B As observações do enunciador mostram sua preocupação de não emitir opiniões pessoais sobre o que vê.
  • C O texto é exclusivamente descritivo, tendo por objeto uma pequena casa e a família que a habita.
  • D A casa presente na descrição do texto é vista somente externamente, com poucos detalhes de sua localização e arredores.
  • E O fragmento textual destacado mistura descrição e narração.

Pensamento de um ganhador do Prêmio Nobel da Paz:
“Vivemos em uma época perigosa. O homem domina a natureza, antes que tenha aprendido a dominar a si mesmo”.
Assinale a afirmação adequada em relação ao significado e à estruturação desse pequeno texto.

  • A O segundo período do texto traz uma explicação da afirmação dada no primeiro período.
  • B A forma verbal “Vivemos” se justifica pelo fato de referir-se exclusivamente ao leitor e ao enunciador.
  • C O perigo anunciado no primeiro período se refere à possibilidade de desastres naturais.
  • D O segmento “dominar a si mesmo” poderia ser adequadamente substituído por um só verbo: altodominar.
  • E As duas ocorrências do verbo “dominar” mostram diferentes sentidos.

Nossa grande romancista Rachel de Queiroz escreveu:

“Não é preciso pressa na literatura. Um romance é como gravidez: aquilo fica dentro de você, crescendo, crescendo, incomodando, até sair.”

Sobre a estruturação ou a significação desse pequeno texto, é correto afirmar que

  • A o primeiro período do texto afirma algo cuja explicação é dada no período seguinte.
  • B a comparação entre um romance e a gravidez se fundamenta na surpresa do que é produzido.
  • C a repetição da forma verbal “crescendo, crescendo” mostra uma ação progressivamente mais lenta.
  • D a forma verbal “incomodando” se refere a sacrifícios físicos na gestação de um filho ou de uma obra literária.
  • E a semelhança entre a produção de uma obra e de um bebê também se fundamenta no prazo fixo de produção.

Observe os versos de Vinicius de Moraes:
“Para que vieste na minha janela meter o nariz? / Se foi por um verso, não sou mais poeta. / Ando tão feliz!”
Assinale a afirmação correta sobre a estruturação ou a significação desse pequeno texto.

  • A A utilização da linguagem popular nesses versos mostra o desprezo que os autores modernistas tinham pela própria poesia.
  • B Os versos de Vinicius mostram o cuidado com a norma culta, que os poetas sempre preservaram.
  • C Segundo o texto, a infelicidade é indispensável à produção poética.
  • D A preposição “por” no segmento “Se foi por um verso” tem o valor de causa.
  • E O verbo “andar”, no último verso do poema, indica um movimento lento e progressivo.