Prova da Secretaria de Estado de Fazenda de São Paulo (SEFAZ-SP) - Agente Fiscal - FCC (2006) - Questões Comentadas

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No primeiro parágrafo, o autor

  • A defende a idéia de que universalmente a sociedade humana se dedica à educação porque sua necessidade é inconteste.
  • B abona a grande importância de a educação tratar, como ocorre na maioria dos povos, de temas associados a questões éticas e pragmáticas.
  • C atribui o caráter, de certa forma tardio, da referência à educação em textos escritos, ao fato de ser ela uma atividade absolutamente inerente aos grupos humanos.
  • D evidencia que todo processo educativo é natural- mente longo, implicando que a conscientização dos educandos acerca do que lhes é ensinado não seja imediata.
  • E confere à tradição literária uma natureza relativamente vagarosa, visto que só registrou vestígios da atividade educativa quando cada indivíduo da comunidade humana já a praticava natural e espontaneamente.
Também entre os Gregos foi assim. Reveste, em parte, a forma de mandamentos, como honrar os deuses, honrar pai e mãe, respeitar os estrangeiros; consiste, por outro lado, numa série de preceitos sobre a moralidade externa e em regras de prudência para a vida, transmitidas oralmente pelos séculos afora; e apresenta-se ainda como comunicação de conhecimentos e aptidões profissionais a cujo conjunto, na medida em que é transmissível, os Gregos deram o nome de techné.

Considerados o fragmento acima e o contexto, é correto afirmar:
  • A Na frase Também entre os gregos foi assim, o termo grifado refere-se ao que será caracterizado posteriormente.
  • B O período iniciado por Reveste constitui uma explicação.
  • C O como (linha 8) foi empregado com o mesmo valor que adquire em “Explicou detalhadamente o modo como tratar os animais recém-nascidos”.
  • D A correlação entre Reveste, em parte e consiste, por outro lado denota que a educação entre os gregos tinha uma aparência que não corresponde totalmente à sua essência.
  • E Em apresenta-se ainda, o termo grifado introduz um fator que, na escala argumentativa, é considerado como o mais relevante de todos.

A expressão a cujo conjunto os gregos deram o nome de techné está corretamente reformulada, mantendo o sentido original, em:

  • A de cujo conjunto se sabe o nome, a que os gregos deram de “techné”.
  • B do qual conjunto foi nomeado, pelos gregos, como “techné”.
  • C que, pelo conjunto, os gregos mencionaram por “techné”.
  • D pelo conjunto dos quais os gregos nominaram de “techné”.
  • E o conjunto dos quais recebeu dos gregos o nome de “techné”.

Considerado o processo de argumentação desenvolvido no texto, é correto afirmar:

  • A Deuses e pais foram citados como modelos do procedimento correto, origem dos preceitos elementares do comportamento grego.
  • B A menção à lei dos Estados foi feita para realçar um típico traço da cultura grega, o cultivo da legalidade.
  • C A poesia rural gnômica de Hesíodo foi citada como confirmação da riqueza da sabedoria popular.
  • D A referência à palavra de Hipócrates constitui argumento de reforço para o que se diz acerca das artes e ofícios.
  • E A alusão feita a Platão constitui argumento de autoridade para fundamentar a idéia de que a educação despreza o pragmatismo.

Está corretamente entendida a seguinte expressão do texto:

  • A tipo ideal intimamente coerente e claramente definido = modelo de perfeição coeso na sua essência e fixado com nitidez.
  • B na medida em que é transmissível = à proporção que se torne compreensível.
  • C enraizados em superstições populares = fundamentados em profecias das massas incultas.
  • D neste sentido = com essa finalidade.
  • E série de preceitos sobre a moralidade externa = conjunto de presunções desfavoráveis ao modo de agir alheio.