Prova do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJ-AC) - Agente de Polícia Judicial - CS-UFG (2024) - Questões Comentadas

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Na situação comunicativa em que se insere, o texto tem a função social de:

  • A descrever de modo detalhado um episódio particular.
  • B contar uma história por meio do uso de técnicas literárias.
  • C impor regras e princípios para o uso de rótulos específicos.
  • D expor informações e opiniões sobre um determinado tema.

De acordo com o texto, a divisão humana em “safras” ou gerações, iniciada no período pós-guerra,

  • A é considerada fruto de estudos realizados na área de ciências exatas.
  • B causa dúvidas por não haver consenso sobre o ano de início de cada geração.
  • C contribui para compreender fenômenos sociais em faixas etárias distintas.
  • D expõe de modo equivocado características de quem nasceu em certo ano.

No primeiro parágrafo, o trecho “Enquanto boa parte da geração Z não teve contato com smartphones nos primeiros anos da infância, os alphas passaram por sua lavagem cerebral, digamos assim, logo na saída do útero”, é um argumento:

  • A histórico.
  • B de autoridade.
  • C de exemplificação.
  • D por comparação.

No trecho “Geração alpha é o nome dado para quem nasceu desde 2010, e ainda vai nascer até 2025”, o pronome “quem” é retomado pelo mecanismo denominado de

  • A repetição.
  • B elipse.
  • C substituição.
  • D coesão lexical.

Da leitura do texto, infere-se que:

  • A o uso de celular durante todo o período de permanência na escola já estava proibido desde agosto do ano anterior.
  • B os pais e/ou responsáveis por alunos da rede municipal discordam do decreto do prefeito por não terem sido consultados.
  • C a proibição do celular se restringe aos momentos de explanação do professor e realização de trabalhos pelos alunos.
  • D o lema da prefeitura sugere que os estudantes estavam mais conectados ao celular do que ao ambiente escolar.