Prova da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Assistente Administrativo - COVEST-COPSET (2017) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Após analisar o tema global abordado no Texto 1, assinale a alternativa que contém um título também adequado ao referido texto.

  • A Na História, tudo é religião.
  • B Na História, tudo se confirma.
  • C Na História, tudo é grandioso.
  • D Na História, tudo está encadeado.
  • E Na História, tudo depende do clima.

Ao escrever o Texto 1, o autor tem por finalidade principal e mais importante mostrar ao público leitor que:

  • A grandes acontecimentos históricos, muitas vezes, decorrem de fatos fortuitos, que nunca foram planejados.
  • B só a pesquisa científica pode vir a esclarecer as causas e as consequências dos grandes eventos históricos.
  • C alterações climáticas decorrentes de erupções vulcânicas ocorridas no século 6º a.C. estão na origem da Idade Média.
  • D uma reportagem anterior não trouxe todas as informações necessárias para o esclarecimento das causas do fim do mundo antigo.
  • E o frio intenso causado por uma erupção vulcânica está na origem da ideologia religiosa que veio a constituir o Islamismo.

No trecho: “Por que estou me saindo com essa conversa mole?” o autor mostra que procura, no seu texto, empregar uma linguagem:

  • A correta, sob o ponto de vista linguístico, a fim de adequar-se ao veículo da publicação.
  • B cuidadosa, a fim de se fazer compreender por um leitor leigo no tema.
  • C imparcial, própria de um texto de caráter eminentemente jornalístico.
  • D objetiva, comum a quem vai tratar de conhecimento científico.
  • E simples, de modo a se identificar com o seu público leitor e a atraí-lo.

Para compreender os sentidos de um texto, o leitor precisa estabelecer suas relações de sentido. Assinale a alternativa em que o segmento destacado com aspas duplas está coerentemente interpretado, tendo em vista o Texto 1.

  • A A expressão “escorregadas feias” (1º parágrafo) equivale semanticamente a ‘erros sérios’.
  • B O termo “engrenagens da história” (1º parágrafo) quer dizer ‘detalhes da história’.
  • C Com “eventos históricos caóticos” (1º parágrafo), o autor quer dizer ‘acontecimentos históricos previsíveis’.
  • D O segmento “empolgante ideologia religiosa” (4º parágrafo) equivale semanticamente a ‘envolvente narrativa religiosa’.
  • E A expressão “pronta para exportação” (4º parágrafo) equivale semanticamente a ‘pronta para ser aceita’.

Reconhecer os recursos de coesão de um texto é fundamental para compreender os sentidos veiculados. Acerca do emprego de tais recursos no Texto 1, analise as afirmativas a seguir.


1) A expressão: “Em outras palavras” (1º parágrafo) anuncia que, na sequência, o autor vai incluir uma informação nova.

2) O pronome relativo “o qual” (1º parágrafo) retoma o segmento “um termo meio técnico, meio filosófico” (1º parágrafo).

3) No trecho: “Por que estou me saindo com essa conversa mole?” (2º parágrafo), o segmento destacado, articulando-se ao parágrafo anterior, promove, também, a continuidade temática.

4) No trecho: “mais chuva = mais grama para os camelos e cavalos comerem.” (4º parágrafo), a substituição do sinal de igualdade manteria os sentidos originais de causa/consequência em: “Como houve mais chuva, houve mais grama para os camelos e cavalos comerem”.


Estão corretas:

  • A 1 e 2, apenas.
  • B 1, 3 e 4, apenas.
  • C 2 e 3, apenas.
  • D 2, 3 e 4, apenas.
  • E 1, 2, 3 e 4.