Prova da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Enfermeiro - NC-UFPR (2023) - Questões Comentadas

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Assinale a alternativa cujos termos preenchem corretamente as lacunas, na ordem em que aparecem no texto. 
  • A a ver – há
  • B haver – há
  • C a ver – á
  • D haver – à
  • E à ver – à
O termo “mas”, destacado no texto, estabelece uma relação de:
  • A adição
  • B conclusão
  • C adversatividade
  • D condição
  • E finalidade
Os usos do termo "que" no texto têm diferentes funções gramaticais. Em qual das alternativas a seguir o "que" está sendo utilizado para introduzir uma oração subordinada substantiva objetiva direta?
  • A "Não se trata exatamente de um livro, mas de um estudo, que pode ser baixado de graça na internet."
  • B "Os autores propõem que a busca pela objetividade deixe de ser uma meta declarada do jornalismo."
  • C "Não há indivíduo que não tenha manias, preferências ideológicas e vieses."
  • D "O repórter que se preocupa em buscar o equilíbrio e considera perspectivas diferentes da sua provavelmente fará um trabalho melhor."
  • E "Como comerciantes, que são o grosso dos anunciantes, querem ficar bem com todos, os jornais escaparam um pouco das pressões de seu próprio público."
Em relação à busca pela objetividade no jornalismo, o autor: 
  • A defende que a objetividade é fundamental para o jornalismo e deve ser perseguida a todo custo.
  • B afirma que a busca pela objetividade é inútil, pois nenhum repórter é capaz de ser totalmente imparcial.
  • C propõe que a objetividade seja substituída por uma abordagem mais subjetiva e opinativa no jornalismo.
  • D argumenta que a busca pela objetividade deve ser mantida, mesmo que essa objetividade não possa ser alcançada totalmente.
  • E defende que a objetividade é importante em todos os textos, principalmente nos de opinião.
A expressão “sua suscetibilidade”, destacada no texto, refere-se:
  • A à capacidade das empresas de distorcer informações.
  • B à predisposição do público a sofrer influências.
  • C ao poder de persuasão dos executivos da Fox News.
  • D à vaidade do público caprichoso.
  • E ao desinteresse dos clientes dos quais as empresas dependem.