Questões de Artes Visuais

Limpar Busca

Sobre a fotografia do nu como meio expressivo artístico, observe a foto produzida pela cineasta Angélica Del Nery. 


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


A imagem, apresentada na horizontal, foi originalmente fotografada na vertical e mostra uma mulher sentada de costas para o espectador sobre um tecido branco. Ela abraça as pernas curvando-se para frente e, em suas costas, lê-se a inscrição “todo corpo tem fim”.

Com base na imagem e no texto descritivo, assinale a opção que indica corretamente o gênero de fotografia de nu que a obra exemplifica.

  • A Nu editorial: de caráter comercial, pois atende as expectativas dos consumidores a respeito de estilo de vida, sexo e saúde.
  • B Nu artístico: a pose valoriza o corpo e ele se da a ver em suas proporções para expressar um ideal de beleza.
  • C Nu como expressão pessoal: o corpo é meio expressivo reflexivo e questiona padrões convencionados.
  • D Nu erótico: segue os padrões de mídia e da sociedade e a pose é construída para transmitir receptividade e desejo.
  • E Nu étnico: o corpo está despido pois é naturalmente avesso ao uso de roupas e desconhece pudor ou vergonha.

Georgina de Albuquerque foi uma das principais pintoras do impressionismo brasileiro. Observe a sua obra Dia de verão (1920). 

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas



Com base na imagem e em seus conhecimentos sobre o movimento impressionista, analise as afirmativas a seguir.

I. A artista capta os efeitos momentâneos da luz na cena em que a jovem afasta a cortina numa varanda ensolarada, usa pinceladas curtas para destacar o movimento do vestido e da cortina, permitindo que o espectador reconheça a sensação atmosférica de um dia de verão.
II. A luz solar é projetada sobre os cabelos da jovem e suas costas, o que enfatiza a transparência da cortina e reforça a percepção subjetiva da realidade, a impressão visual de um momento específico de um dia de verão
III. A composição visual da obra é caracterizada pela simetria das linhas, simples e límpidas, e pelos traços somáticos equilibrados e idealizados, com referência explícita à pintura clássica de jardins e paisagens inglesas.


Está correto o que se afirma em 

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Entre o final do século XIX e início do século XX, as ditas “artes negras” foram deslocadas para o centro das discussões estéticas na Europa: Picasso, Matisse, Braque e outros artistas “descobriram” a arte africana.
As afirmativas a seguir descrevem corretamente aspectos dessa “descoberta”, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A Os objetos africanos, até então vistos como etnográficos, assumiram uma categoria estética.
  • B A abstração e a estilização da arte africana inspiraram novos traços, cores, signos e, sobretudo, uma nova organização da imagem.
  • C As máscaras, a pintura e a estatuária africanas influenciaram o fauvismo, o expressionismo, o cubismo e outros movimentos de vanguarda.
  • D A cultura visual africana foi absorvida a partir de uma perspectiva antropológica, que considerava o problema da alteridade e questionava a etiqueta de arte primitiva.
  • E As vanguardas buscavam na arte africana uma estética considerada mais autêntica, pois supostamente ainda não tocada pelos vícios acadêmicos.

Observe as imagens a seguir.



Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas




Assinale a opção que identifica corretamente os movimentos artísticos a que pertencem as obras, segundo a ordem apresentada. 

  • A Surrealismo, cubismo, pós-impressionismo e fauvismo.
  • B Cubismo, surrealismo, neoconcretismo e expressionismo.
  • C Expressionismo, fauvismo, pós-impressionismo e surrealismo.
  • D Fauvismo, neoconcretismo, surrealismo e cubismo.
  • E Pós-impressionismo, expressionismo, surrealismo e neoconcretismo.

Observe a representação dos ameríndios nas litogravuras de Debret do início do século XIX.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


A respeito da representação dos nativos brasileiros por Debret, analise as afirmativas a seguir.

I. A gramática visual é construída sobre um binarismo: enquanto o indígena “selvagem” é ambientado na natureza indômita e deforma o próprio corpo (botoques dos botocudos), o índio “civilizado” convive com uma natureza disciplinada pela intervenção humana, que abre estradas, percorre rios e constrói aldeias.
II. Os nativos brasileiros são diferenciados e hierarquizados com base na adoção de hábitos europeus, de modo que os índios bravos são apresentados trajando vestes e usando utensílios próprios da cultura europeia, como sinais distintivos de sua progressiva aculturação.
III. A tipologia dos indígenas destaca os sinais das interações étnicas, sociais e culturais entre os ameríndios e os demais grupos com os quais eles interagiam configurando sociedades multiétnicas, na América colonial e pós-colonial.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.