Questões de Ciências

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O estado gasoso apresenta forma e volume variáveis, em que as partículas ficam bem afastadas entre si. Os gases se expandem ocupando todo o volume do recipiente que o contém.

  • Certo
  • Errado

Um estudante decide apresentar como projeto na Feira de Ciências da escola um aquário plantado. Ele iniciou seu projeto pela elétrica, pensando nas lâmpadas mais apropriadas para o crescimento de plantas (e não algas), e, a seguir, pensou em montar um sistema de injeção de CO2 para otimizar a fotossíntese e o crescimento vegetal. Após estudo, ele decidiu comprar lâmpadas de espectro _________________ e deixar o temporizador de CO2 ligado durante _________________.
A alternativa que preenche corretamente as lacunas, respectivamente, é:

  • A Azul; o dia (8h).
  • B Azul; as 24h.
  • C Verde; o dia (8h).
  • D Vermelho; as 24h.
  • E Vermelho; o dia (8h).

A tendência reconhecida como Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) é uma das fontes mais conhecidas quando o assunto é a prática docente no ensino das Ciências da Natureza. Neste prisma, acerca da CTS é correto afirmar:

  • A Surgiu como proposta curricular na década de 1970 e como reflexo do agravamento dos problemas sociais e ambientais, o que levou a um aumento de discussões críticas sobre a natureza do conhecimento científico e seu papel na sociedade. Defende-se que a CTS deve privilegiar uma alfabetização científica que explicite um conjunto de conhecimentos que facilitariam aos estudantes fazer uma leitura do mundo onde vivem, de modo a oportunizar aos alunos se tornarem agentes de transformação do mundo.
  • B Surgiu como proposta curricular e didático-pedagógica a partir dos anos 2000, por meio de um trabalho de disseminação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Suas bases assentam-se sob os pilares da educação mundial: aprender a ser, aprender a aprender, aprender a viver juntos e aprender a fazer.
  • C Nascida no Brasil na década de 1970, durante a Ditadura Militar, essa tendência didático-curricular se ocupa com o fortalecimento da formação dos estudantes com o objetivo de utilizar os conhecimentos a fim de atender aos fins econômicos da nação. Sua base epistemológica é a Teoria do Capital Humano (TCP) e suas ênfases são no autodidatismo, tele-ensino, microensino, instrução programada, trilhas de aprendizagem, itinerários formativos e ensino a distância.
  • D Criada na década de 1990 por Dermeval Saviani, Paulo Freire e Adriano Nogueira, esta é uma tendência curricular marxista que se volta para a formação ideológica que tenta produzir novas personalidades para atuação dos indivíduos em um novo tipo de sociedade, de caráter socialista. Enfatiza a necessidade de apropriação dos conhecimentos sobre a produção industrial e a atividade política a fim de formar o dominado para que domine aquilo que o dominador domina.

Um dos desafios em ensinar a temática “Deriva Continental e Tetônica de placas” é que muitos alunos não conseguem aplicar e entender esses princípios. Nesse sentido, abordagens práticas que despertem a curiosidade e a motivação dos alunos em aprender são extremamente importantes. Para isso, os alunos propõem diversas atividades práticas:

I. Visitar um museu de história natural e comparar fósseis em comum entre a América do Sul e a África.
II. Medir a distância entre a dorsal meso-atlântica e os litorais brasileiros e africanos a partir de imagens de satélite.
III. Criar um modelo de vulcão utilizando vinagre e bicarbonato de sódio, para demonstrar a alteração da paisagem.

A(s) atividade(s) prática(s) que cumpre(m) esse objetivo é (são):

  • A I, II e III.
  • B I e III, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, apenas.

Para uma vivência prática do processo de separação de misturas e sua aplicação cotidiana, alguns estudantes visitaram a estação de tratamento de água da cidade. Numa das etapas do tratamento de água, esses estudantes observaram que a água é mantida durante um certo tempo em tanques para que os sólidos em suspensão se depositem no fundo. Tal operação é denominada

  • A decomposição.
  • B decantação.
  • C suspensão.
  • D flotação.
  • E filtração.