Questões de Odontologia

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Leia o caso a seguir.

Em uma situação em que um consultório odontológico de uma equipe de saúde da família encontrava-se com paredes tomadas por mofo, goteiras e vazamentos de água e com aparelho de ar-condicionado estragado, encontra-se um cirurgião-dentista que se recusou a continuar trabalhando naquelas condições. Para fundamentar tal recusa lançou mão de um trecho do Código de Ética Odontológica (CEO): “recusarse a exercer a profissão em âmbito público ou privado onde as condições de trabalho não sejam dignas, seguras e salubres”.

O trecho extraído do CEO é considerado

  • A uma falta ética considerada de manifesta gravidade.
  • B um atenuante para um possível processo ético a ser iniciado contra o profissional.
  • C um direito fundamental específico para cirurgiões-dentistas.
  • D um direito fundamental de cirurgiões-dentistas, técnicos e auxiliares em saúde bucal.

Segundo a Política Nacional de Atenção Básica (Brasil, 2017), “responsabilizar-se pelo acompanhamento da população adscrita ao longo do tempo no que se refere às múltiplas situações de doenças e agravos, e às necessidades de cuidados preventivos, permitindo a longitudinalidade do cuidado” é uma atribuição

  • A compartilhada por médico e enfermeiro.
  • B exclusiva do agente comunitário de saúde.
  • C exclusiva do gerente da unidade de atenção básica.
  • D compartilhada por todos os membros da equipe da atenção básica.

Para elucidar uma dúvida clínica, o cirurgião-dentista solicita que o técnico em saúde bucal realize uma radiografia do tipo bite-wing em um paciente. Trata-se, portanto, de uma radiografia para avaliar a região

  • A interproximal.
  • B periapical.
  • C oclusal.
  • D sinusal.

Qual material restaurador é indicado para realizar uma restauração na face vestibular do dente 11?

  • A Amálgama.
  • B Resina composta.
  • C Resina acrílica.
  • D Óxido de zinco e eugenol.

Leia o caso a seguir.
Um paciente se queixou a um técnico em saúde bucal (TSB) de uma equipe de saúde da família que constantemente o atendimento odontológico estava suspenso. Na ocasião, o TSB explicou que o motivo principal era o compressor estragado, que era muito antigo, e falta de material odontológico (anestésico, algodão, material restaurador etc.). Assim, o paciente foi orientado a ligar na ouvidoria do SUS, o Disque-Saúde 136, para registrar sua insatisfação.

O serviço de ouvidoria está ligado a qual diretriz do SUS?

  • A Descentralização.
  • B Hierarquização.
  • C Participação da comunidade.
  • D Regionalização.