Questões de Publicidade e Propaganda

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Sobre as características e importância do briefing, analise as afirmativas a seguir.


I. Briefing pode significar a passagem de uma informação de uma pessoa para outra. Nas agências de comunicação a passagem da informação se dá do anunciante – detentor do problema – para os profissionais da agência – responsáveis pela elaboração, criação e viabilização do projeto.


II. O briefing é o documento que informa do ponto de vista da agência de publicidade: seu mercado, seus concorrentes, seu produto/serviço, sua marca e seu público-alvo, além de indicar sua estratégia de atendimento ao cliente.


III. O briefing é um documento extenso, formal, com regras rígidas e não deve omitir nenhuma informação sobre o cliente, pois sua função é embasar todas as ações de uma agência de publicidade.


Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Observe a imagem a seguir.



Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas



Ela é atribuída a um dos fotógrafos e diretor de arte mais polêmico, irreverente e provocador da história da fotografia. Ele realizou durante anos as campanhas da Benetton.


Seu nome é 

  • A Richard Avedon.
  • B Mário Testino.
  • C David Lachapelle.
  • D Terry Richardson.
  • E Oliviero Toscani.

O teórico Umberto Eco avalia os códigos publicitários com registros duplos, um verbal e um visual, e distingue cinco níveis de codificação.
A esse respeito, relacione os níveis de codificação às respectivas características.

1. Icônico
2. Iconográfico
3. Tropológico
4. Tópico
5. Entimemático

( ) Trabalha com dois tipos de codificação, o histórico e o publicitário, investindo em significados convencionais decorrentes de um aprendizado cultural.

( ) Refere-se às conclusões desencadeadas pela argumentação no aparecimento de uma determinada imagem no anúncio.

( ) É composto pelas figuras retóricas clássicas aplicadas, como a metáfora e hipérbole, antonomásia, etc., à comunicação visual.

( ) Trata-se de um nível ideológico entre a argumentação e a opinião e compreende as premissas e os lugares argumentativos, que são marcos do processo persuasivo.

( ) É focado no processo denotativo inclui os dados concretos da imagem ou os elementos gráficos que representam o objeto de referência.


Assinale a opção que apresenta a relação correta, na ordem apresentada.

  • A 2 – 3 – 5 – 1 – 4.
  • B 1 – 5 – 3 – 4 – 2.
  • C 3 – 4 – 5 – 1 – 2.
  • D 3 – 4 – 2 – 1 – 5.
  • E 2 – 5 – 3 – 4 – 1.

Leia o trecho abaixo no qual Armando Sant’Anna discute alguns aspectos da teoria publicitária.

É comum observar que propagandas de cerveja fazem uso do _____, uma cor quente, a cor do verão, do sol, da alegria. Seguindo o mesmo raciocínio, campanhas de balas que propõem trazer frescor e a percepção de algo “geladinho” fazem uso do _____, ou cinza, cores consideradas mais frias. O mesmo vale para os ritmos dos jingles, que, quando mais _____, levam o consumidor a uma maior reflexão; e quando o ritmo é mais _____, promove nos indivíduos a sensação e o estímulo para uma ação. No entanto, os aspectos de ordem física, fisiológica e psicológica, que cientificamente podem ser constatados – como o comprimento de onda –, não são _____ quanto ao fato de influírem no comportamento de compra. Autores consagrados afirmam que o uso de uma cor ou de um ritmo musical compõe um universo que impacta o consumidor, mas pela mensagem da peça publicitária. É como se cores e sons tivessem o papel de _____ para a mensagem ali contida.
(SANT'ANNA, 9 ed, 2016)


Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do texto.

  • A laranja – lilás – alegres – cadenciados – consenso – ruído.
  • B amarelo – azul – lentos, acelerados – unanimidade – moldura.
  • C vermelho – verde – agitados – sincopados – dissonantes – canal.
  • D amarelo – branco – acelerados – lentos – considerados – feedback.
  • E laranja – amarelo – tristes – metálicos – majoritários – ambiência.

O universo da comunicação digital trouxe consigo mudanças para o mercado publicitário, e o crescimento exponencial de conteúdo, somado ao aumento da automação, exigiu a criação de novas estratégias, como o native advertising. Essa estratégia é caracterizada por publicações de postagens, histórias, artigos, entre outros, de forma paga, porém identificadas como publicidade, em sites e redes sociais. A ideia é que essas postagens se pareçam com o conteúdo habitual do site ou da rede, mas com alguma pequena identificação que sinalize sua natureza.
Um dos principais objetivos dessa publicidade que não parece publicidade é

  • A eliminar o estilo de comunicação “um para muitos”.
  • B aumentar a disrupção na experiência dos usuários.
  • C tornar a publicidade algo útil e agradável.
  • D retomar o protagonismo da marca nos meios.
  • E distanciar a marca da produção de conteúdo.