Questões de Terapia Ocupacional

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O processo de envelhecimento é naturalmente acompanhado por diversas alterações multifatoriais e progressivas que podem comprometer a funcionalidade, independência e qualidade de vida da pessoa idosa. A perda da massa muscular e consequentemente da força e potência muscular é a principal responsável pela deterioração na mobilidade e na funcionalidade desses indivíduos. O declínio da força e mobilidade da pessoa idosa, interfere na realização de atividades essenciais para o desempenho funcional, como caminhar, sentar, levantar, subir escadas, entre outras. Como indicador geral de força e potência muscular, na prática clínica, a avaliação da Força de Preensão (FPM) vem sendo empregada como indicador de força global e funcionalidade. Marque qual dos dispositivos é utilizado para avaliar a FPM:

  • A Goniômetro.
  • B Dinamômetro Jamar.
  • C Monofilamentos de Semmes-Weinstein.
  • D Barômetro.
  • E Dinamômetro Pinch Gauge.

As práticas e atuação do profissional de terapia ocupacional na reabilitação de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo ocorre a partir de intervenções, com o intuito de aprimorar o desempenho ocupacional em todas as áreas de vida, com o enfoque na demanda principal do paciente. Essas crianças podem apresentar dificuldades na recepção, modulação, integração e organização dos sentidos, o que interfere diretamente na sua habilidade de interagir com pessoas e objetos, resultando em dificuldades no desenvolvimento de atividades lúdicas, ocasionando diminuição da capacidade de planejar e executar atividades motoras e cognitivas e má organização do comportamento. A abordagem de Integração Sensorial, chamada Ayres Sensory Integration, é um tratamento muito utilizado hoje. Analise as afirmativas a seguir.
I- Abordagem que organiza a oferta sensorial adequada ao perfil do indivíduo, gerenciando um equilíbrio entre a demanda sensorial, liberdade de escolha e a necessidade individual, ajustando, assim, o desafio de modo a promover a resposta adaptativa, com o objetivo de atingir as suas necessidades específicas.
II- Destaca-se entre seus objetivos terapêuticos: o desempenho funcional, as capacidades de autorregulação e as habilidades sensório-perceptivo-motoras.
III- Abordagem sistemática que orienta o raciocínio clínico e uma metodologia que enfoca os resultados relacionados à ocupação e revisão, em que aborda um formato necessário, fornecendo um método para descrever o processo de raciocínio, incluindo uma justificativa baseada em dados para decisões de tratamento.
IV- Abordagem clínica e reabilitadora para distúrbios do processamento sensorial, baseada no princípio neurocientífico da plasticidade neural, que defende que as células nervosas se adaptam e modificam seu funcionamento para garantir a sobrevivência.

Quais afirmativas se relacionam ao referido método de atuação?

  • A I, II, III e IV.
  • B I e IV, apenas.
  • C I, II e IV, apenas.
  • D II, III e IV, apenas.
  • E III e IV, apenas.

A Lista de Procedimentos da Terapia Ocupacional (LPTO), definida pela Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais (ABRATO), contém como procedimento terapêutico ocupacional a “prescrição e confecção de recursos de tecnologias outras assistivas”. Os terapeutas ocupacionais são profissionais habilitados para avaliar as funções e as atividades dos pacientes, bem como os contextos e os ambientes em que eles estão inseridos para orientar o paciente, seus familiares/cuidadores e a equipe assistencial em relação à aplicabilidade dos recursos de tecnologia assistiva. O conjunto de ferramentas e estratégias utilizadas pelos indivíduos para a produção de intenção e significado durante uma interação social, de modo a gerar uma mensagem compreensível sobre necessidades, sentimentos e desejo; voltada para o aprimoramento da funcionalidade de pessoas com deficiência por meio do uso de produtos, recursos, estratégias, métodos e serviços que possibilitem o desempenho de atividades necessárias ou pretendidas.
O texto descreve qual categoria da tecnologia assistiva?

  • A Auxílio para mobilidade e postura.
  • B Auxílio para vida diária.
  • C Dificuldade de comunicação.
  • D Comunicação alternativa e aumentativa.
  • E Adaptação de mobiliário.

A Portaria SAS/MS n.º 661, de 2 de dezembro de 2010, reconhece o direito de terapeutas ocupacionais prescreverem Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPMAL). Profissional esse que busca por estratégias para influenciar a relação entre pessoa, ambiente e ocupação e facilitar a participação e inclusão das pessoas na sociedade. Uma das possibilidades de intervenção é o uso da tecnologia assistiva, que é a área de conhecimento que possibilita adaptações e modificações e engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando a sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. Sendo a cadeira de rodas parte do arsenal de recursos da tecnologia assistiva, que auxilia a locomoção das pessoas com mobilidade reduzida, em relação à prescrição realizada pelo terapeuta ocupacional, analise as afirmativas a seguir e marque V (verdadeira) ou F (falsa).
( ) Devem considerar o diagnóstico terapêutico ocupacional, as possibilidades de tratamento, a implementação da intervenção e a mensuração dos resultados. É necessário um olhar detalhado sobre as ocupações significativas do sujeito atendido, suas habilidades e padrões de desempenho, seus contextos e sua disponibilidade em modificar a forma de envolvimento nas ocupações.
( ) Precisa considerar critérios pessoais, características sociais ou necessidades ambientais, que influenciam o desejo ou a habilidade de uma pessoa para utilizar dispositivos de tecnologia assistiva. A indicação inadequada dos mesmos pode levar à frustração pessoal ou ao desperdício de recursos.
( ) O modelo teórico Matching Person and Technology (MPT) pode ser usado como base. Ele consiste em várias medidas que proporcionam a prática individualizada e centrada na pessoa, possibilitando a investigação de fatores relacionados ao dispositivo, disponibilidade e expectativa para o uso da tecnologia.
( ) Para auxiliar na seleção da tecnologia assistiva apropriada, deve-se considerar as necessidades, os objetivos e as preferências do cliente, assim como as barreiras pessoais, sociais e ambientais que podem afetar o seu uso, a perspectiva de treinamento e a possibilidade de suportes adicionais para ampliar o seu uso.

Assinale a alternativa que corresponde à sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A V – V – F – V.
  • B V – V – V – V.
  • C V – F – V – F.
  • D F – F – V – V.
  • E F – V – F – V.

Existem hoje, disponíveis para uso no Brasil, uma diversidade de instrumentos que podem ser utilizados no processo de avaliação do desenvolvimento infanto-juvenil, a fim de potencializar o processo terapêutico ocupacional e o processo de cuidado como um todo. Marque a opção que apresenta instrumentos utilizados para avaliar apenas o desempenho funcional:

  • A Modelo lúdico, ChIPPA, Escala Knox.
  • B COPM, CHEQ, PEM-CY.
  • C PEDI, CHEQ, ACOORDEM.
  • D Perfil sensorial, PEDI, COPM.
  • E SPM, Inventário Portage, COPM.