Questões comentadas de Concursos do ADAB

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A interpretação de textos procura decodificar as informações e os sentidos neles presentes. Leia o texto a seguir:

“As certezas da física crescem em número, mas as suas incertezas crescem mais rapidamente. A experiência da economia durante as seis ou sete gerações em que ela vem sendo seriamente estudada tem sido semelhante, ainda que em menor escala. Adam Smith resolveu muitas obscuridades e incertezas, mas a área de sua incerteza consciente era muito maior que a de seus antecessores”. (Alfred Marshall)

Assinale a opção que traz uma informação correta sobre o texto.

  • A O primeiro período do texto mostra a ausência de crescimento dos conhecimentos na Física;
  • B A comparação entre a Física e a Economia serve para demonstrar a superioridade daquela sobre esta;
  • C A semelhança entre a Física e a Economia está em que ambas veem crescer as incertezas em seu domínio de conhecimento;
  • D A informação básica do texto é a de que mais cresce o desconhecimento, mais cresce o conhecimento;
  • E A expressão “incerteza consciente” mostra uma contradição interna.

A compreensão de textos pretende indicar os processos de produção dos significados neles presentes. Leia o texto a seguir:

“Os muçulmanos têm vários deveres básicos. As orações devem ser feitas cinco vezes ao dia, com os fiéis sempre voltados para Meca (leste, no Brasil). Às sextas-feiras, todos os homens devem assistir a uma cerimônia na mesquita e ouvir o sermão do meio-dia. Durante o ramadã (nono mês do seu calendário), é obrigatório o jejum e a abstinência de bebida, tabaco e relações sexuais. Além disso, os muçulmanos dão 10% de seus bens para a caridade e procuram fazer pelo menos uma peregrinação a Meca na vida”. (O Guia dos Curiosos, Marcelo Duarte)

Marque a opção que mostra uma observação correta sobre a sua estruturação.

  • A A enumeração dos deveres básicos dos muçulmanos tem a intenção de criticar o exagero das cobranças do Islamismo;
  • B Entre os parênteses, nas duas ocorrências, aparecem as traduções dos termos árabes anteriormente mencionados;
  • C Por tratar-se de um texto informativo, onde a clareza é importante, todos os períodos do texto se mostram em ordem direta;
  • D Após o primeiro período, todo o restante do texto destina-se à explicitação dos deveres básicos dos muçulmanos;
  • E Depreende-se do texto que a peregrinação a Meca é o mais importante de todos os deveres citados.

Todo texto pertence a um modo de organização discursiva: descrição, narração, exposição, argumentação e injunção.
Assinale a opção em que o texto está devidamente identificado.

  • A “Todos os deputados se aproximavam das urnas enquanto os discursos ocorriam”. / narração.
  • B “Não deixe para amanhã o que pode fazer depois de amanhã”. / descrição.
  • C “Os adjetivos são muito importantes na estruturação dos textos literários”. / injunção.
  • D “Nem todos os homens pertencem à raça humana, bastando observar suas atitudes”. / argumentação.
  • E “Compre hoje o novo Renault e obtenha um desconto apreciável!”. / exposição.

Observe as frases a seguir:

1. O orçamento é uma conta que o governo faz para saber onde vai investir o dinheiro que já gastou;
2. Se seus pais não tiveram filhos, é bem provável que você não venha a ter;
3. Encontrei Roma como uma cidade de tijolos e a deixei como uma cidade de mármore.

Assinale a observação correta sobre as frases, no que diz respeito às marcas de textualidade: coesão, coerência e intertextualidade.

  • A Todas as frases se mostram incoerentes.
  • B Os dois termos sublinhados na frase 1 possuem referentes anteriores.
  • C O antecedente do pronome sublinhado na frase 3 é “cidade”.
  • D As frases 2 e 3 mostram traços de intertextualidade com outras frases famosas.
  • E Das duas ocorrências do vocábulo “que” sublinhadas, só a primeira tem referente anterior.

Os textos injuntivos mostram ordens, conselhos, avisos de alerta etc.
Assinale a opção em que a injunção traz uma ordem.

  • A Amar a Deus sobre todas as coisas!
  • B Se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus!
  • C As crianças não devem receber a religião; têm de pegá-la no meio ambiente, como se pega o sarampo!
  • D Toma cuidado com o homem cujo Deus está no céu!
  • E Se não credes quando vos falo das coisas da terra, como ireis crer quando vos falar das coisas do céu?