Questões comentadas de Concursos da Agencia Nacional de Águas (ANA)

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A escola das Relações Humanas diferencia-se por idéias centrais das quais originaram-se críticas implacáveis contra o homo econômicus, modelo elaborado pela Escola Clássica. Analise as afirmações abaixo e selecione a opção que representa o resultado de sua análise.

( ) Na Escola das Relações Humanas, o homem é apresentado como um ser que não pode ser reduzido a esquemas simples e mecanicistas.

( ) Na Escola das Relações Humanas, o homem não é condicionado pelo sistema social, e sim pelas demandas biológicas.

( ) O modelo da Escola das Relações Humanas é o homo complexus, devido à complexidade das suas necessidades.

  • A C, C, C
  • B C, C, E
  • C C, E, E
  • D E, E, E
  • E E, C, C

O reflexo do exercício da Liderança é o resultado alcançado pelo líder em relação às pessoas que influencia. Para o Líder que ocupa uma posição formal dentro da organização, é um desafio identificar o estilo de liderança que deve aplicar a cada uma das circunstâncias que vivencia no cotidiano. Considerando o contexto de liderança, selecione a opção correta.

  • A Na divisão do trabalho, o líder autocrático determina a tarefa de cada um e cada qual escolhe seu companheiro de trabalho. Na liderança democrática, o grupo decide sobre a divisão de trabalho e sobre o parceiro de cada um.
  • B Na programação dos trabalhos, tanto o líder democrático como o liberal não interferem de nenhuma forma nas decisões do grupo.
  • C As características comportamentais predominantes dos subordinados do líder liberal e do líder democrático são similares quanto à escolha do que fazer e quando fazer.
  • D O volume dos resultados poduzidos pelo exercício da liderança autocrática é maior, porém a frustração e agressividade também.
  • E Grupos submetidos às lideranças liberais e democráticas tendem ao individualismo e a ignorar o líder com o passar do tempo.

Mintzberg (1995) definiu um papel como um conjunto organizado de comportamentos que pertencem a uma função ou posição facilmente identificáveis. Segundo a definição de papeis de Mintzberg, assinale abaixo a opção que melhor define o papel de decisão do gerente.

  • A O gerente age como um símbolo e representante da organização neste papel, que está presente num certo número de tarefas, não envolvendo significativamente o processo de informações ou a tomada de decisão.
  • B O gerente desempenha atividades quando recebe ou procura obter informações que lhe permitem entender o que se passa em sua organização e no meio ambiente.
  • C O gerente desempenha atividades que envolvem a necessidade e a capacidade de lidar com uma grande variedade de fontes de informação.
  • D O gerente atua como iniciador e planejador da maior parte das mudanças controladas em sua organização.
  • E O gerente atua em todas as atividades, sendo o complemento da disseminação da informação somente externa à organização.

Considerando o contexto de tomada de decisão e solução de problemas, analise as afirmações que se seguem e selecione a opção que representa as conclusões de sua análise:

( ) A tomada de decisão é diferente da solução de problemas porque, às vezes, para solucionar um problema, é preciso tomar mais de uma decisão;

( ) O processo de tomada de decisão é o processo de selecionar um curso de ação entre várias alternativas;

( ) Um problema é algo que acontece fora do que é esperado ou estabelecido. É um termo técnico usado especificamente para situações que envolvem perdas, diferentemente das situações de ganho, cujo termo é oportunidade.

  • A C, C, C
  • B C, C, E
  • C C, E, E
  • D E, E, E
  • E E, C, C

As áreas que compõem o conjunto de conhecimentos sobre gerenciamento de projetos são nove. Para essas nove áreas, o PMBOK propõe o agrupamento de processos em função da sua natureza. Entre as opções abaixo, selecione aquela que enuncia corretamente os grupos de processos de gerenciamento de projetos.

  • A Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Encerramento.
  • B Escopo, Tempo, Custo, RH, Qualidade e Riscos.
  • C Escopo, Planejamento, Execução, Monitoramento e Implantação.
  • D Contrato, Escopo, Custo, Cronograma, Planejamento e Monitoramento.
  • E Termo de Abertura, Iniciação, Contrato, Gerenciamento do Projeto, Monitoramento e Encerramento.