- A explicar um tópico.
- B relatar uma experiência.
- C instruir como se proceder.
- D argumentar em favor de uma tese.
Analise as afirmativas a seguir relacionadas ao texto.
I. O aprendizado de palavras é amplo e envolve o aprendizado de diferentes conhecimentos.
II. Aprender as palavras é elementar para que se possa aprender rapidamente um conhecimento novo.
III. Os dados apresentados no texto contrariam, em parte, pesquisas anteriores.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
Analise as afirmativas a seguir, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Em “Mas Catherine Snow [...] pondera que existem diferentes condições de aprendizado e, às vezes, basta ouvir a palavra uma única vez para aprendê-la.” (3º§), a conjunção destacada indica a oposição entre o conteúdo do parágrafo que introduz e os anteriores.
( ) Em “Com isso, as crianças podem aprender, se lembrar dela e passar a usá-la a partir desse momento.” (4º§), a expressão sublinhada marca que a informação que introduz é uma explicação de uma ideia anteriormente veiculada.
( ) Em “Ela afirma que a estimativa de 15 a 20 vezes serve como uma média entre o aprendizado de palavras mais fáceis e mais difíceis – ou seja, aquelas com significado simples e as mais complexas.” (6º§), a locução destacada explica uma ideia apresentada previamente.
( ) Em “Não apenas as pronúncias ou o que significam, mas também o contexto adequado para usá-las.” (5º§), a locução salientada tem valor adversativo, opondo duas informações.
A sequência está correta em
A última parte do texto, “Estratégia para aprender mais rápido”, apresenta um relato das ações da pesquisadora citada no texto. Tal trecho, embora constitua um relato, possui caráter prescritivo, para que os interessados em utilizar o método da pesquisadora possam segui-lo. Considerando tal aspecto, analise as características da composição gramatical desse excerto.
I. O uso de expressões para ordenamento dos fatos/ações.
II. O uso de citações da pesquisadora como argumentos de autoridade.
III. O uso de sentenças de natureza explicativa, para justificar as ações sugeridas.
Apresenta(m) os elementos que reforçam a função prescritiva dessa parte do texto