Questões comentadas de Concursos da Câmara Municipal de Marília - SP

Limpar Busca

Com as passagens do texto “mal informada de tudo” (1° parágrafo) e “Mas não quis decepcionar a moça.” (3° parágrafo), o narrador mostra-se

  • A hostil, embora a aluna da Sorbonne não evidenciasse entusiasmo pelo assunto do trabalho a ser realizado.
  • B apreensivo, pois a aluna da Sorbonne não demonstrava interesse no assunto do trabalho a ser realizado.
  • C receptivo, ainda que a aluna da Sorbonne não dominasse o assunto do trabalho a ser realizado.
  • D indiferente, tanto que a aluna da Sorbonne não manifestou conhecimento do assunto do trabalho a ser realizado.
  • E confuso, à medida que a aluna da Sorbonne dava indícios de desconhecer o assunto do trabalho a ser realizado.

A frase – Morei nas duas e era considerado um espião a soldo de uma ou de outra. O que no fundo era verdade, considerava idiotas os dois lados. – (3° parágrafo) indica que o narrador, em suas brincadeiras de criança,

  • A acreditava que a rivalidade entre as duas ruas era algo sem propósito.
  • B orgulhava-se por ser espião nas duas ruas, principalmente pelo pagamento.
  • C pagava aos meninos de ambas as ruas para não se envolver em suas brigas.
  • D atendia os pedidos dos amigos, pois se considerava o melhor espião do lugar.
  • E encantava-se com a richa entre as ruas, por isso defendia a mais forte.

Quando a aluna da Sorbonne aceita o título “Uma noite no mar Cáspio” para seu estudo sobre a literatura latino-americana, o narrador espanta-se, porque se trata de uma sugestão que ele considera

  • A muito poética, provavelmente por adequar-se ao tema do objeto desse estudo, o que contraria a ideia de que a aluna desconhecesse o assunto.
  • B bastante adequada, provavelmente acatada pela aluna de forma reticente devido à sua falta de conhecimento do objeto desse estudo.
  • C muito estúpida, provavelmente por ser óbvia em relação ao objeto desse estudo, o que revela a falta de criatividade de ambos para sintetizar o assunto.
  • D pouco inteligente, provavelmente por não estar relacionada ao objeto desse estudo, o que acaba por comprovar a falta de conhecimento da aluna.
  • E pouco consistente, provavelmente pelo fato de que ele, sem assumir, ignorava, da mesma forma que a aluna, o objeto desse estudo.

Observe as passagens do texto:

Aleguei minha incompetência para titular qualquer coisa. (2° parágrafo);

Parti então para uma terceira via, por sinal, a mais estúpida. (4° parágrafo);

– Pensou um pouco, inicialmente recusou. (4° parágrafo).

No contexto em que estão empregados, os termos em destaque significam, respectivamente:

  • A Justifiquei, Optei e acedeu.
  • B Retorqui, Divergi e opôs-se.
  • C Objetei, Conclui e obstou.
  • D Retruquei, Indiquei e furtou-se.
  • E Citei, Passei e enjeitou.

A relação de sentido estabelecida entre as orações no trecho do segundo parágrafo – ... recusei algumas, aceitei outras. – também está presente em:

  • A Veio entrevistar algumas pessoas e, não sei por que, pediu-me...
  • B ... que serviria de roteiro para o trabalho que deveria apresentar.
  • C Pensando na atual crise política, sugeri “Garruchas e punhais”...
  • D A moça riu mas não gostou.
  • E Ela não gostou – nem eu.