Questões comentadas de Concursos da Câmara Municipal de Montes Claros - Minas Gerais

Limpar Busca

O autor do texto defende que

  • A somente os astronautas conseguem dimensionar a fragilidade do nosso planeta, portanto, só eles reconhecem que é preciso preservá-lo.
  • B são exclusivamente os astronautas que têm uma boa relação com o nosso planeta, assim, cabe a eles a tarefa de lutar para preservá-lo.
  • C não precisamos ser astronautas e ter visto a Terra do espaço para perceber a fragilidade do nosso planeta e a necessidade de preservá-lo.
  • D Os astronautas não conseguem nos ajudar a ressignificar a relação que temos como o nosso planeta, pois não é possível compartilhar o que observam do espaço.
  • E Nem mesmo os astronautas, que observam o planeta do espaço, conseguem perceber a fragilidade da Terra e consequentemente a nossa fragilidade como seres que nela habitam.

De acordo com o texto, o “efeito Terra” é

  • A perceber que não somos os únicos na imensidão do Universo e admitir que pode haver outros seres superiores a nós, capazes de cuidar melhor do lugar em que vivem.
  • B reconhecer a nossa fragilidade na imensidão do Universo e dar um novo sentido para as nossas relações em terra e com o planeta Terra.
  • C duvidar de que possa haver alternativas para preservar o planeta Terra, que já se encontra tão devastado e, por isso, a caminho do seu fim.
  • D admitir que o planeta Terra é grandioso, belo e indestrutível, com riquezas naturais inesgotáveis prontas para serem desfrutadas em abundância.
  • E aceitar que não há como reverter a situação de destruição em que se encontra o planeta Terra e esperar que se descubram outros planetas com possibilidades de vida.

No texto, o termo “maniqueísmos” (linha 16), foi empregado no sentido de

  • A unidade.
  • B igualdade.
  • C alternância.
  • D multiplicidade.
  • E oposição.

No trecho [...] ao visualizar a Terra de uma perspectiva panorâmica, uma mudança cognitiva – e definitiva – ocorre no observador.” (linhas 11-12), a palavra “cognitiva” está relacionada à aquisição de

  • A conhecimento.
  • B experiência.
  • C sabedoria.
  • D poder.
  • E notabilidade.

No primeiro parágrafo do texto, as barras foram usadas para indicar

  • A estrofes.
  • B exclusões.
  • C inclusões.
  • D versos.
  • E frações.