Questões comentadas de Concursos da Câmara de Nova Odessa - SP

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Conforme os dois primeiros parágrafos do texto,

  • A os alunos beneficiados por instrumentos como cotas, geralmente em desvantagem, levam muito tempo para ter rendimento próximo ao dos demais.
  • B a confirmação do bom aproveitamento dos alunos cotistas requer uma análise mais objetiva dos dados disponíveis, isenta de ideologias.
  • C a relevância das cotas está estreitamente relacionada ao plano ideológico, já que, na prática, os beneficiários apresentam fraco desempenho.
  • D ações afirmativas como o oferecimento de cotas para acesso ao ensino superior acabam adquirindo grande relevância na correção de injustiças sociais.
  • E os efeitos da abertura das universidades aos cotistas precisam ser melhor investigados, ante fortes indícios de queda na qualidade dos cursos.

Conforme a opinião do autor,

  • A o oferecimento de cotas tende a democratizar a oferta de ensino, o que dispensa a necessidade de melhorar a qualidade das escolas públicas.
  • B ações afirmativas como cotas são mais determinantes para a superação das desigualdades na educação do que escolas públicas de qualidade.
  • C o baixo rendimento de cotistas nos cursos de exatas comprova que a entrada nas universidade por essa via de acesso é questionável.
  • D as cotas acabam sendo apenas um paliativo, e não extinguem a demanda por uma escola pública que oferte ensino de qualidade.
  • E o sistema de cotas sociais tem comprometido a qualidade do ensino superior, o que justificaria a sua substituição pelas cotas por mérito.

Conforme a opinião do autor, o oferecimento de vagas extras pela Unicamp a candidatos premiados pelo desempenho acima da média em exatas é uma

  • A ideia retrógrada, na medida em que prejudica os menos favorecidos, ao competir com o sistema de cotas sociais.
  • B tentativa dissimulada de privilegiar alunos com maior poder aquisitivo em detrimento daqueles menos favorecidos.
  • C maneira de burlar os processos seletivos para o ensino superior com base no mérito, e precisa ser melhor explicada.
  • D ideia lamentável cuja implementação põe em risco os benefícios de ações afirmativas como as cotas sociais.
  • E proposta bem concebida que, a despeito da oposição de alguns setores, pode sim ter impacto positivo para a educação.

Considere as frases:


• Ações afirmativas não podem servir de álibi para continuarmos oferecendo formação inferior...

• Até porque propiciar acesso à universidade a alguns desses jovens...

• Na virada do ano, outra notícia alvissareira...


As palavras destacadas nas frases têm como sinônimos, respectivamente:

  • A influência; conquistar; conflitante.
  • B justificativa; oferecer; promissora.
  • C motivo; realizar; polêmica.
  • D iniciativa; permitir; inconsistente.
  • E propósito; disponibilizar; impactante.

O termo destacado na frase do último parágrafo – ... essa também desperta oposição. – refere-se à

  • A Unicamp como possivelmente sendo a mais inovadora de nossas universidades.
  • B necessidade de se aumentar a quantidade de vagas nos cursos da Unicamp.
  • C criação de competições escolares de matemática e de física em escolas.
  • D sugestão de que bom desempenho em matemática e física seja tido como mérito.
  • E ideia de se destinar um percentual de vagas para cotas por mérito na Unicamp.