Questões comentadas de Concursos da Câmara Municipal de São José dos Campos - SP

Limpar Busca

Dentre outras, uma das principais responsabilidades do Auxiliar Legislativo é a de

  • A privilegiar e dedicar-se exclusivamente aos seus superiores hierárquicos.
  • B saber utilizar os programas de informática em nível avançado.
  • C cuidar, manter e utilizar acertadamente os equipamentos à sua disposição.
  • D se graduar em cursos superiores de especialização e/ou de pós-graduação.
  • E falar e redigir fluentemente em outro idioma, principalmente o inglês.

No primeiro parágrafo do texto, a autora

  • A descreve a dificuldade encontrada para apreender o conteúdo do livro por ela comentado.
  • B põe em dúvida a validade do livro analisado, haja vista tratar-se de uma publicação antiga.
  • C rechaça a ideia de que haja um manual com fórmulas eficazes para ensinar a escrever bem.
  • D exemplifica problemas de escrita de que trata no texto, como os períodos muito longos.
  • E assume-se contrária à maioria das lições para a boa escrita trazidas no livro em discussão.

No contexto de leitura, a seguinte passagem caracteriza-se pelo emprego de palavras em sentido figurado:

  • A É extremamente difícil e, mais do que isso, até intimidador tentar escrever um texto sobre um livro que se chama “Como Escrever Bem”. (1º parágrafo)
  • B Essa poderia ser uma maneira de iniciar este texto. Seria, porém, uma maneira ruim. (2º parágrafo)
  • C O parágrafo acima contraria a maior parte do que ensina William Zinsser em seu livro. (2º parágrafo)
  • D Zinsser o escreveu nas férias do ano anterior. Sua intenção era reunir em livro o material das aulas que dava na universidade Yale. (3º parágrafo)
  • E Zinsser desmonta um relógio na frente do leitor, explicando como as peças se encaixam para o bom funcionamento do mecanismo. (último parágrafo)

Leia a charge para responder à questão.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas



A leitura da charge permite concluir que, para o autor,

  • A as livrarias ainda não conseguiram se recompor dos prejuízos causados pela pandemia.
  • B a ideia de que seremos pessoas melhores passada a pandemia não condiz com a realidade.
  • C as novas formas de convivência social decorrentes da pandemia acabarão junto com ela.
  • D a sociabilidade se consolidará como principal ganho do período prolongado de pandemia.
  • E a pandemia produziu uma nova realidade que ainda não pôde ser retratada nos livros.

De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, as formas verbais expressam aconselhamento na seguinte passagem do texto:

  • A É extremamente difícil e, mais do que isso, até intimidador tentar escrever um texto… (1º parágrafo)
  • B Essa poderia ser uma maneira de iniciar este texto. Seria, porém, uma maneira ruim. (2º parágrafo)
  • C … aos que acham que cortar excessos vai estragar seu modo pessoal de escrever. (4º parágrafo)
  • D Seja claro. Escreva na ordem direta. Prefira frases breves com palavras curtas. Fuja dos clichês. (penúltimo parágrafo)
  • E O capítulo é uma boa síntese do que o autor pretende ensinar. (último parágrafo)