Questões comentadas de Concursos do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBM-AC)

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Segundo as regras de acentuação, todas as palavras proparoxítonas são acentuadas, entretanto, essa regra não se aplica as palavras paroxítonas. Atente ao trecho (...) “uma pequena abertura apareceu num casulo” (...). A palavra casulo é uma paroxítona não acentuada. Assinale, dentre as palavras abaixo, a paroxítona que foi acentuada incorretamente.
  • A amigável.
  • B Assembléia.
  • C repórter.
  • D Abdômen.
A Eritromicina é um medicamento antibiótico utilizado no tratamento de uma série de infecções bacterianas que acometem os sistemas respiratório, gastrointestinal, genital, dermatológico, oftalmológico, hepático, pancreático e demais. É de uso controlado, indicado para tratamentos de curto prazo, podendo causar uma série de efeitos colaterais quando mal administrado ou ingerido em interação com determinadas substâncias. Pode ser prescrito tanto a crianças quanto adultos.
Os principais efeitos colaterais observados na administração desse medicamento são: sonolência, cansaço excessivo, dores musculares, dores estomacais, gastrites, câimbras musculares, dores de cabeça, irritabilidade, pensamento confuso, alterações nos batimentos cardíacos, sudorese, diarreia, náuseas, vômitos, alterações na mucosa vaginal, alterações na secreção biliar. E sua interação com outras substâncias pode causar alterações dos efeitos ou intensificar as reações adversas, como é o caso das interações com anti-histamínicos, anti-inflamatórios e bebidas alcoólicas, que podem, inclusive, levar a lesões no fígado e no sistema gastrointestinal. Já a administração concomitante com antiácidos pode diminuir a eficácia do medicamento e, por isso, também não é recomendada.
Adaptado. Disponível em: Eritromicina: para que serve, BULA, posologia, efeitos colaterais, como usar (guiamedicobrasileiro. com.br). Acesso: 06 de janeiro de 2022.
Observe a imagem a seguir.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas 
Imagem. Eritromicina. Fórmula estrutural. Disponível em: 1200px-Azithromycin_structure.svg.png (1200×817) (wikimedia.org). Acesso: 06 de janeiro de 2022

De acordo com a imagem acima, contendo a fórmula estrutural da Eritromicina, assinale a alternativa que apresenta as funções químicas orgânicas nela presentes.

  • A álcool, amina, éter e éster
  • B enol, amida, éter e ácido carboxílico
  • C fenol, amina, cetona e éster
  • D éter, aldeído, amida e ácido carboxílico
Pode-se afirmar que as palavras são categorizadas em classes (classes de palavras ou classes gramaticais). Essa categorização depende da sua natureza e da sua função gramatical. Existem dez classes de palavras em português: substantivos, adjetivos, artigos, numerais, pronomes e etc. Considerando-se o trecho: “ele pegou uma tesoura e cortou o (...) casulo”. Leia atentamente as assercões abaixo e assinale a única aternativa em que todas as classificações estão corretas.  
I. A palavra “ele” é um pronome, mais especificamente, corresponde a terceira pessoa do singular. II. “pegou” é um verbo e está conjugado no pretérito imperfeito. III. Pode-se classificar “uma” como um artigo indefinido. IV. A palavra “tesoura” é um substantivo abstrato. V. Pode-se afirmar que “e” é uma conjunção. VI. “cortou’ também é um verbo e também está conjugado no pretérito imperfeito. VII. Pode-se afirmar que “o” é um artigo definido masculino. VIII. A palavra “casulo” é um advérbio de modo.
  • A As asserções I, III, V e VII apenas.
  • B As asserções II, IV, VI e VIII apenas.
  • C As asserções I, II, III e IV apenas.
  • D As asserções V, VI, VII e VIII apenas.
Sabe-se que as figuras de linguagem afastam-se da linguagem denotativa, geralmente elas estão relacionadas a semântica, ao pensamento, a sintaxe ou ao som. Atente ao trecho (...) “não seriamos tão fortes e nunca poderiamos voar” (...), ao contrário da borboleta, o homem não pode voar. Assinale, dentre as alternativas abaixo, a figura de linguagem que foi utilizada.
  • A Metonímia.
  • B Eufemismo.
  • C Metáfora.
  • D Prosopopeia.
No que tange a norma culta da língua portuguesa, existem quatro tipos de porquês (por que, porque, por quê e porquê). Analise cuidadosamente o trecho a seguir: (...) “O homem continuou a observar a borboleta porque ele esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abrissem (...)”. Assinale a alternativa que justifica o uso do porquê em destaque.
  • A Ele está exercendo a função de uma conjunção coordenativa.
  • B Ele está desempenhando a função de um pronome relativo.
  • C Justifica-se devido ao fato de preceder um pronome pessoal.
  • D Ele apresenta o valor de um substantivo.